Curso de Formação - Ferramentas em Toxicologia Ambiental: avaliação do impacto de contaminantes

Objetivos do Curso

Aquisição de conhecimentos e competências sobre ferramentas em toxicológica ambiental para a avaliação dos impactos dos contaminantes nos ecossistemas. O curso utiliza uma abordagem multidisciplinar e prática para sensibilizar para a existência de uma pletora de ferramentas disponíveis em diferentes níveis de organização biológica para organismos terrestres e aquáticos representativos de grupos funcionais e de grupos taxonómicos chave.

Condições de Acesso e Ingresso

Livre. Preferência: 1º ciclo (em curso/concluído) nas áreas de Biologia, Ecologia, Ciências do Ambiente. Público alvo: estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, investigadores, e profissionais da área científica.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/Inglês

Regras de Avaliação

Classificação final: Quantitativo: 0 – 20; Assiduidade (30%), Avaliação contínua (35%), Trabalho autónomo (35%)

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Compreender a importância da toxicologia ambiental como uma das linhas de evidência disponíveis para avaliar os efeitos antropogénicos nos ecossistemas e as vantagens da sua integração com outras linhas de evidência (e.g. química, ecologia), e o seu alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Entender a utilização de diferentes ferramentas de toxicologia ambiental ao longo dos sucessivos níveis de organização biológica como forma de realizar uma avaliação integrada dos efeitos dos contaminantes nos ecossistemas, reconhecendo os diferentes graus de complexidade associados à sua execução e à interpretação dos resultados. Adquirir competências teóricas e práticas, de acordo com normas/protocolos padronizado(a)s internacionais, sobre as várias ferramentas, desde a sua execução (efeitos no microbioma, na flora e fauna do solo, efeitos na decomposição microbiana da folhada, efeitos nos produtores primários e invertebrados aquáticos, efeitos nos polinizadores, efeito nos mecanismos sensoriais entre organismos; e ainda ensaios com linhas celulares como alternativa ao uso de vertebrados) até ao tratamento e à interpretação dos resultados (com recurso a técnicas de bioinformática para análise de diversidade genética, ao cálculo de índices de abundância e diversidade, à estimativa de parâmetros de toxicidade), incluindo as abordagens para uma avaliação do risco ecológico ao nível regulamentar.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Ferramentas em Toxicologia Ambiental: avaliação do impacto de contaminantes

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Semestre(s)

Créditos ECTS: 3.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos