Mestrado em Plásticos e Sustentabilidade

Objetivos do Curso

Este mestrado tem por objetivo criar uma oferta formativa na área dos plásticos e da sustentabilidade. Os plásticos são materiais essenciais à vida moderna, podendo ser encontrados em que tudo o que nos rodeia. Atualmente, são produzidos no mundo cerca de 370 milhões de toneladas de plásticos. As previsões indicam que teremos de triplicar esta produção até 2050 e que, por essa altura, haverá nos oceanos uma quantidade em massa equivalente entre peixes e plásticos. Torna-se, portanto, premente criar um mestrado que abordará a questão dos plásticos e da sustentabilidade de uma forma holística, onde será transmitido conhecimento científico deste a síntese dos mesmos, até às possíveis alternativas no final de vida. Serão abordados também temas absolutamente críticos para esta temática, como análise de ciclo de vida, economia circular, bioplásticos, biotecnologia, entre outros. O mestrado está organizado de forma que os estudantes terminem o mesmo com uma visão global do problema e soluções.

Condições de Acesso e Ingresso

Os candidatos serão avaliados e seriados com base nos seguintes elementos: percurso académico, percurso profissional e competência. Para isso será considerada a formação em Engenharia Química, Engenharia de Polímeros, Química, Química de Polímeros ou outras áreas afins, e experiência profissional mínima de 5 anos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Um Mestre em Plásticos e Sustentabilidade formado na Universidade de Coimbra possui uma preparação sólida, multidisciplinar, atual e focada na resiliência e criatividade perante os desafios. Durante a frequência do mestrado receberá formação em áreas como ciência de polímeros, desde a síntese dos materiais, passando pela caracterização, processamento e a aplicação. Ao longo destas fases receberá formação tecnológica que envolve a diminuição da pegada de CO2 dos diversos processos. A formação será dada de uma forma holística, abordando os temas mais relevantes para que um Mestre em Plásticos e Sustentabilidade consiga conceber novos produtos/processos que mitigam o impacto ambiental do sector dos plásticos. Pela importância do tema dos Plásticos e Sustentabilidade para o nosso quotidiano, e dado que plásticos estão em tudo o que nos rodeia, a empregabilidade destes novos mestres será enorme em diversos sectores, tais como:
- Indústria Química (ex: que envolvam a síntese e/ou manuseamento de polímeros);
- Indústria Alimentar (ex: ao nível do setor da criação de embalagens mais sustentáveis);
- Ambiente (ex: avaliação do impacto ambiental de produtos/processos que envolvam plásticos);
- Produção de novos materiais mais sustentáveis para aplicações de alto valor acrescentado (ex: saúde, eletrónica)
- Inovação, Investigação e desenvolvimento de produtos inovadores de base polimérica.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

A avaliação é uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destinada a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da comunicação escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação, os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, de acordo com os regulamentos da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: exame escrito ou oral, frequências, resolução de problemas, trabalhos práticos (laboratoriais ou computacionais) ou escritos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente, e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados, tendo os estudantes que ter conhecimento da ponderação de cada componente na avaliação final, nos termos dos regulamentos da Universidade de Coimbra. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. A aprovação na unidade curricular de Dissertação em Plásticos e Sustentabilidade inclui uma prova de defesa pública do trabalho desenvolvido perante um júri constituído por especialistas no domínio em que este se insere, de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra (RAUC).

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

- Adquirir conhecimentos na área de síntese e caracterização de polímeros.
- Entender a relação entre a estrutura dos polímeros e as suas características.
- Adquirir e compreender conceitos fundamentais na área de processamento de polímeros.
- Desenvolvimento competências na área de avaliação de ciclo de vida, economia circular, sustentabilidade.
- Conhecer e compreender a problemática da sustentabilidade dos plásticos através de uma visão holística dos diversos fatores em causa.
-Competências genéricas: análise crítica, síntese, trabalho em equipa, comunicação, autonomia, adaptação a novas situações e valores de honestidade, ética e deontologia.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos no mestrado ao desenvolvimento de novos materiais de base polimérica mais sustentáveis.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra, RAUC, nos termos fixados no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obter o grau de Mestre em Plásticos e Sustentabilidade, o estudante tem de perfazer um total de 60 ECTS, tendo de obter aprovação em todas as unidades curriculares do ciclo de estudos, e de realizar com sucesso a defesa pública de uma Dissertação/Estágio/Projeto (desenvolvida em ambiente académico ou industrial).

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A conclusão deste mestrado permite o acesso a um curso de terceiro ciclo.

Plano de Estudos

Plásticos e Sustentabilidade

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Código DGES: ME15

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Semestre(s)

Créditos ECTS: 60.0

Categoria: Mestrado de Formação ao Longo da Vida


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2023-07-31 a 2029-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 45/2023

2023-07-22

Documentos

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos

Relatório final Comissão de Avaliação Externa