Curso de Formação - Processos pedagógicos multinível em Educação Física

Objetivos do Curso

O curso orienta-se para uma melhoria do ensino da Educação Física e enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, ao nível do fomento de uma educação de qualidade, assumindo como metas: i) situar as recentes tendências de inclusão na definição de um ensino universal e obrigatório, em que a Escola considera a heterogeneidade e os diferentes ritmos de aprendizagem; ii) aprofundar a ideia de Educação Física como área em que as características de partida dos alunos impactam nas possibilidades de desenvolvimento e de aprendizagem; iii) questionar o ensino tradicional da Educação Física, massivo e desenvolver competências de planeamento e avaliação que representem oportunidades de melhoria num ensino de natureza inclusiva; iv) aprofundar possibilidades e constrangimentos de natureza, social, profissional e organizacional na implementação de práticas de ensino inclusivo.

Condições de Acesso e Ingresso

Professores dos grupos de recrutamento 110, 260 e 620 com privilégio de docentes com atual ou anterior atribuição de cargo de Supervisão Pedagógica na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A avaliação será contínua e final, observando-se a assiduidade e o desempenho dos formandos nas sessões presenciais. Será apreciada a qualidade (fundamentação, pertinência e a adequabilidade) dos materiais produzidos; também, a criatividade e a organização do portefólio.
A classificação final será o resultado da ponderação dos seguintes parâmetros:
. 25% - participação na realização das tarefas nas sessões presenciais/online, assiduidade e pontualidade; . 60% - qualidade da fundamentação e análise crítica de materiais didáticos e respetiva aplicação em contexto educativo;
. 15% - qualidade da estrutura e abrangência do portefólio individual (incluindo uma reflexão final sobre o trabalho realizado).
A escala de avaliação será a prevista no n.º 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho, alterada pelo Dec. Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro de 2012:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – de 6,5 a 7,9 valores;
Regular – de 5,0 a 6,4 valores;
Insuficiente – de 1,0 a 4,9 valores
A aprovação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores, e ainda, da frequência mínima a 75% do total de horas presenciais

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Ao concluir o curso, o docente deverá ser capaz de: i) desenvolver colaborativamente a reflexão em torno dos desafios colocados pela heterogeneidade do público escolar; ii) analisar e criticar as tradicionais formas de conceber o ensino e avaliar aprendizagens; iii) conceber e desenvolver procedimentos inerentes ao planeamento para um ensino diferenciado; iv) desenvolver estratégias de ensino e de avaliação consonantes à heterogeneidade dos alunos, a partir da análise crítica de procedimentos de avaliação diferenciada de aprendizagens; v) desenvolver estratégias de avaliação atinentes à heterogeneidade dos alunos, direcionadas para a construção de itinerários de ensino, para regulação de processos e verificação de produtos.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Processos pedagógicos multinível em Educação Física

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 25 HORAS

Créditos ECTS: 5.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
2023-06-26 a 2026-06-26

Documentos