Pós - Graduação em Construção em Madeira

Objetivos do Curso

O curso constitui uma formação na área da Engenharia de Madeiras, transmitindo conhecimentos avançados no uso de produtos estruturais de origem florestal, com destaque para a madeira e derivados, em Engenharia Civil e Arquitetura, áreas fortemente ligadas à conceção e construção de estruturas novas e à conservação e reabilitação de estruturas existentes. Pretende-se, com este curso, dotar os alunos de conhecimentos teóricos avançados, que sejam úteis do ponto de vista da sua aplicação prática e que constituam uma mais-valia significativa em relação aos conteúdos tradicionalmente lecionados em cursos de mestrado integrado. Ao mesmo tempo que assenta numa base comum ao Mestrado de Construção em Madeira, também oferecido pela UC, cria uma oferta formativa sem a obrigatoriedade de realizar projeto ou estágio em ambiente de empresa o que ampliará o público-alvo e ao mesmo tempo diversifica a oferta formativa na área da Construção em Madeira.

Condições de Acesso e Ingresso

Formação superior (1º ciclo) em Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Florestal ou áreas afins ou, em alternativa, currículo escolar, científico ou profissional cujo mérito seja reconhecido pela coordenação do curso como atestando capacidade para a realização do mesmo.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A classificação final do curso corresponderá à média ponderada das classificações obtidas em cada uma das u.c. que constituem o curso. Apresentar-se-á numa escala quantitativa (mínimo: 0; máximo: 20 valores).

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e competências que lhes permitam: Conhecer e compreender os conceitos fundamentais na base da conceção e dimensionamento de estruturas de madeira; Conceber, projetar e dimensionar em madeira à luz dos regulamentos europeus visando a obtenção de estruturas estruturalmente eficientes, esteticamente agradáveis e mostrando preocupação por uma construção ecológica e sustentável; Aplicar técnicas de conservação e reabilitação em estruturas de madeira pré-existentes; Aplicar conceitos de desenho e pormenorização de soluções em madeira, incluindo BIM; Avaliar o comportamento deste tipo de estruturas face a ações específicas como a do sismo, ou a do fogo; Aplicar a madeira em conjunto com outros materiais criando estruturas mistas a fim de tirar o maior partido do comportamento dos materiais envolvidos; Desenvolver competências para trabalho autónomo e com elevado nível de especialização nas áreas abordadas nas várias disciplinas disponibilizadas.

Coordenador(es) do Curso

João Henrique Jorge de Oliveira Negrão
jhnegrao@dec.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Construção em Madeira

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Semestre(s)

Créditos ECTS: 30.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos