Curso de Especialização em Conceção e Dimensionamento de Estruturas Mistas

Objetivos do Curso

O curso pretende criar uma oferta formativa na área da Engenharia de madeiras sendo vocacionado para a transmissão de conhecimentos avançados focados da combinação da madeira com outros materiais na criação de estruturas mistas. Pretende-se dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos que constituam uma mais-valia significativa na área específica das estruturas mistas com madeira, transmitindo conhecimentos avançados nos tópicos da modelação, práticas ecológicas e sustentabilidade, conceção e construção de novas estruturas e conservação e reabilitação de estruturas existentes. Ao mesmo tempo que assenta numa base comum ao Mestrado de Construção em Madeira, também oferecido pela UC, cria uma oferta específica e atual que atrairá um público-alvo específico e que diversifica a oferta formativa da UC na área da Construção em Madeira.

Condições de Acesso e Ingresso

Formação superior (1º ciclo) em Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Florestal ou áreas afins ou, em alternativa, currículo escolar, científico ou profissional cujo mérito seja reconhecido pela coordenação do curso como atestando capacidade para a realização do mesmo.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A classificação final do curso corresponderá à classificação obtida na u.c. que constitui o curso. Apresentar-se-á numa escala quantitativa (mínimo: 0; máximo: 20 valores).

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Pretende-se que os alunos adquiram: Conceitos base sobre o funcionamento de estruturas mistas e da sua aplicação a estruturas de edifícios e pontes; Conhecimentos acerca das vantagens e desvantagens da utilização de estruturas mistas e da importância das ligações neste tipo de estruturas; Competências base para o dimensionamento de estruturas mistas à luz das normas europeias; Conceitos base sobre a utilização de compósitos na reabilitação de estruturas.

Coordenador(es) do Curso

João Henrique Jorge de Oliveira Negrão
jhnegrao@dec.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Conceção e Dimensionamento de Estruturas Mistas

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Semestre(s)

Créditos ECTS: 6.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos