Curso de Especialização em Doenças da Mama

Objetivos do Curso

O Curso tem como objetivo promover a aquisição de conhecimentos e competências aprofundados na área das Doenças da Mama, em particular no que respeita à prevenção, diagnóstico, tratamento, enquadramento psicológico e jurídico, e qualidade de vida destas doentes. Preparar profissionais mais qualificados que pretendem dedicar-se a esta área científica e clínica para atuarem de forma correta, inclusiva e articulada nas doenças da mama.
A formação multidisciplinar na área das doenças da mama em várias situações particulares serão igualmente objeto deste curso.

Condições de Acesso e Ingresso

Titular de licenciatura ou mestrado integrado (ou equivalente legal), em Medicina.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/Inglês

Regras de Avaliação

A avaliação final de cada unidade curricular é expressa através de uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores. A classificação final do curso é obtida pela média aritmética ponderada (arredondada às unidades) das unidades curriculares obrigatórias e opcionais, sendo o fator de ponderação o número de ECTS. A classificação final do curso é expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificação. À classificação final do curso é associada uma menção qualitativa, expressa em termos de 10 a 13 - Suficiente, 14 e 15 - Bom, 16 e 17 - Muito Bom e 18 a 20 – Excelente.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Conhecer as particularidades e especificidades anatómicas, fisiológicas e patológicas das doenças da mama. Integrar as estratégias de rastreio das principais doenças da mama, benignas e malignas. Conhecer as formas de diagnóstico clínico, imagiológico e anátomo-patológico, conhecer as diversas formas de tratamento cirúrgico e não cirúrgico, entender as particularidades psíquicas, legais e de reabilitação e as estratégias mais recentes de promoção da qualidade de vida destas doentes.
Identificar e entender os casos particulares de doenças da mama do sexo masculino, dos tumores hereditários, da gravidez e da preservação da fertilidade, e sua orientação clínica. Abordar as estratégias de reconstrução mamária e de promoção de auto-imagem e de satisfação individual, física, emocional, psíquica e sexual.

Coordenador(es) do Curso

Maria Margarida Oliveira Figueiredo Dias
uc15200@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, de 7 de agosto

Plano de Estudos

Doença da Mama

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 162 HORAS

Créditos ECTS: 6.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos