Curso de Formação - Bioinformática na Gestão de Dados Clínicos

Objetivos do Curso

O objetivo principal deste curso é fornecer aos estudantes e a profissionais de saúde e áreas afins uma formação multidisciplinar na gestão da informação clínica e biológica que permita uma abordagem holística e transdisciplinar das questões associadas ao manuseamento e armazenamento de dados. Capacitar os formandos para a utilização da inteligência artificial no contexto da investigação biomédica competitiva e uma prática clínica personalizada, bem como nos desafios da interpretação multidisciplinar e o desenvolvimento de modelos adequados. Com esta pós-graduação os alunos ficam aptos a identificar, selecionar e implementar diferentes técnicas de bioinformática para a resolução de problemas em contexto clínico, de investigação biológica, biotecnológica, industrial e comercial, nomeadamente no âmbito de atividades ligadas aos Biobancos.

Condições de Acesso e Ingresso

Profissionais e técnicos de saúde, investigadores, com ou sem formação superior, com interesse em adquirir competências em investigação translacional, bigData e inteligência artificial.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A classificação final é expressa numa escala qualitativa de Aprovado ou Reprovado. O estudante para ter aprovação, terá que ter uma assiduidade mínima de 80% nas aulas e aprovação na avaliação efetuada em cada módulo.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Com este curso pretende-se dotar os alunos com conhecimentos para a análise e interpretação de dados (grande volume, velocidade de aquisição e variedade) gerados pelas tecnologias de larga-escala (next generation sequencing), amplamente usadas na prática clínica, em investigação biomédica, na investigação e desenvolvimento de produtos. Pretende-se capacitar o aluno para explorar, desenvolver e selecionar estratégias e ferramentas bioinformáticas adequadas aos diferentes problemas de gestão de dados “ómicos”, nomeadamente a análise de grandes quantidades de dados biológicos e clínicos a armazenar em servidor dedicado, de forma a que possam estar na vanguarda da exploração de novos produtos, da investigação biotecnológica de grande impacto na medicina de precisão.

Coordenador(es) do Curso

Isabel Maria Marques Carreira
icarreira@fmed.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Bioinformática na gestão de dados clínicos

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 432 HORAS

Créditos ECTS: 16.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos