Curso de Especialização em Cultura de Células e Tecidos

Objetivos do Curso

O curso de cultura de células visa o desenvolvimento de capacidades e competências específicas, ao nível das culturas in vitro. Este curso de formação não conferente de grau permite fornecer ferramentas em procedimentos de cultura de células para estudantes, investigadores e todos os profissionais da área das ciências biomédicas, permitindo a implementação de novas abordagens nos seus projetos de investigação. O programa inclui fundamentos teóricos e práticos das técnicas de cultura de células e tecidos, divididos em diferentes unidades curriculares que fornecerão conhecimentos desde conceitos básicos a avançados de cultura celular, métodos, técnicas e aplicações em cultura de células e de tecidos. A esta proposta formativa e apelativa juntar-se-á a componente de adoção de boas práticas em todos os procedimentos.

Condições de Acesso e Ingresso

São admitidos a frequentar este curso todos os estudantes, investigadores e profissionais das áreas da Medicina, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Biologia, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas e áreas afins, com 1º ciclo completo ou equivalente. A seriação dos candidatos será feita com base na avaliação do Curriculum Vitae e carta de motivação.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

A avaliação será realizada através da realização de exame. A classificação final será atribuída com uma nota de 0 a 20 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No final da formação o aluno deverá ser capaz de realizar procedimentos básicos em contexto de sala de cultura; resolver problemas decorrentes da metodologia aplicada na cultura de células e tecidos; aplicar os princípios da biossegurança; identificar técnicas de imortalização de células e de estabelecimento de culturas primárias; identificar as metodologias adequadas para responder a uma questão científica, como microscopia de fluorescência, citometria de fluxo, técnicas de edição genética e imunohistoquímica; selecionar a melhor ferramenta estatística para analisar dados experimentais.

Coordenador(es) do Curso

Maria Filomena Rabaça Roque Botelho
mfbotelho@fmed.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Cultura de Células e Tecidos

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 135 HORAS

Créditos ECTS: 5.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos