Mestrado em Reuso de Edifícios Modernos
Entidades parceiras: Universidade de Lisboa, University of Belgrade - BG, Universiteit Antwerpen, Technische Hochschule Ostwestfalenn-Lippe
Objetivos do Curso
Reconhecendo que a arquitetura moderna foi difundida por todo o mundo e levou a transformações sociais, antropológicas e estéticas derivadas do novo uso do espaço e da tipologia construtiva adotadas, com forte influência na formação da paisagem cultural internacional, este ciclo de estudos (CE) tem por objeto o estudo processos e das metodologias e de análise e intervenção em edifícios modernos.No contexto mais geral de integração no quadro europeu e em linha com o Pacto Ecológico Europeu e os princípios estratégicos do programa NOVA BAUHAUS são objetivos deste CE: i) promover o conhecimento, a inovação e a liderança no sector do re-uso do parque edificado moderno; ii) Formar especialistas para intervir em processos de re-uso do parque edificado moderno a nível europeu, com rigor científico e atualidade técnica e metodológica.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Arquitetura ou áreas afins.
Os candidatos devem cumprir os requisitos de VISA para os três países envolvidos na mobilidade (Alemanha, Bélgica, Sérvia, Portugal) e exibir os seguintes documentos:
-Prova de nacionalidade (passaporte)
-Cópia do diploma universitário
-Transcrição de resultados (em Inglês)
-Curriculum Vitae (Studiorum)
-Carta de Motivação (1xA4)
-Cartas de Recomendação por dois académicos da área
-Exibição de Portfólio por Arquitetos, PDF das teses de licenciatura para os restantes concorrentes
-Certificado de competência linguística
-Declaração assinada pelo candidato de que é elegível para as bolsas de estudo EM descritas na página SCHOLARSHIP do website de RMB
Os candidatos serão avaliados e seriados por: a) análise documental e b) entrevista, de acordo com: classificação académica + competências profissionais e sociais + formação curricular e a motivação dos candidatos.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Saídas Profissionais
Consultor de projeto em intervenções no património moderno em gabinetes de Arquitetura.Especialista de suporte técnico sobre património moderno em empresas de construção.
Especialista em reuso de edifícios modernos em áreas de intervenção.
Especialista em reuso em instituições da administração central e local e em gabinetes de planeamento de património arquitetónico moderno.
Especialista de suporte técnico em museologia e museografia do património moderno.
Regime de Estudo
Regime de Tempo Integral e Misto (ensino a Distância e ensino Presencial)Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
InglêsRegras de Avaliação
Os estudantes serão avaliados nas unidades curriculares através da avaliação ao longo do trimestre.A avaliação da dissertação/projeto de mestrado será feita por um painel de professores.
Os estudantes terão de realizar com sucesso os exames ou os trabalhos práticos das unidades curriculares do mestrado; os termos de avaliação de cada unidade curricular estão especificados na sua descrição.
As classificações são realizadas de acordo com a tabela de cada instituição, tendo sido estabelecido um quadro de correspondências.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Este CE visa desenvolver competências que permitam aos estudantes adquirir uma especialização de natureza académica com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais, dotando-os de conhecimentos que resultem no aprofundar da capacidade de compreensão e de resolução de problemas relacionados com o re-uso do parque edificado moderno. Pretende-se dotar os estudantes de:a) uma complexa combinação de conhecimentos e referências fundamentais de ordem teórica, prática e metodológica sobre os edifícios modernos;
b) capacidade crítica para avaliar os valores culturais, históricos, estéticos e ambientais que este parque edificado encerra, e gerir a sua salvaguarda e valorização;
c) Aptidão para participar e/ou apoiar a definição de políticas e estratégias de intervenção em património moderno;
d) Aptidão para participar em atividades de projeto e de investigação sobre o parque edificado moderno em todo o território Europeu.
Coordenador de mobilidade
Nuno Miguel Martins Travasso
uc48100@uc.pt
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Quando solicitado pelo estudante, será avaliada a possibilidade de creditação de aprendizagem prévia relevante (profissional ou académica), de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra e da regulamentação das outras instituições parceiras.Enquadramento Legal da Qualificação
A obtenção do grau de Mestre é atribuída de acordo com as leis nacionais sobre o ensino superior: em Portugal de acordo com o Decreto-lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual.Requisitos para Obtenção da Qualificação
Para obter o grau de Mestre, o estudante deverá obter aprovação em todas as unidades curriculares do curso, totalizando 90 ECTS. O estudante deverá realizar com aproveitamento a Dissertação ou Projeto (30 ECTS).
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O mestrado poderá dar acesso a formação de doutoramento nas áreas de Arquitetura e afins.Plano de Estudos
2023-2024
Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida
Qualificação Atribuída: Mestre
Duração: 2 Ano(s)
Créditos ECTS: 120.0
Categoria: Mestrado de Formação ao Longo da Vida
Candidaturas
Avisos de Abertura
Calendário
- 1º Semestre
-
Data de início: 11-09-2023
Data de fim: 16-12-2023 - 2º Semestre
-
Data de início: 05-02-2024
Data de fim: 23-05-2024
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- 2022-07-31 a 2028-07-31
- Direcção Geral de Ensino Superior
- 2022-12-19
Documentos
Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos
Publicação em Diário da República