Pós - Graduação em Turismo Costeiro, sustentabilidade e cultura

Objetivos do Curso

Esta pós-graduação assente numa abordagem holística sobre algumas das dinâmicas antropogénicas que ocorrem nos territórios do litoral, com especial destaque para as oportunidades e desafios associadas às atividades de lazer e turismo enquanto dinamizadoras do Blue Growth, tem como objetivos principais: -Integrar as ciências sociais na oferta formativa associada ao cluster do mar e das áreas costeiras; - Verter, para uma oferta formativa inovadora e integrada, as dinâmicas antropogénicas destacadas na Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 e no Plano de Ação Litoral XXI; especificamente: i) economia azul circular e sustentável, ii) saúde e bem estar das populações costeiras, iii) educação e formação e iv) alterações climáticas. - Disponibilizar uma oferta formativa pós-graduada inovadora em Portugal, com foco nos processos e propostas de valor associados aos ambientes aquáticos, designadamente turismo, lazer e património.

Condições de Acesso e Ingresso

Possuir o grau de licenciado/a ou, na ausência dessa formação académica, ser detentor/a de um currículo escolar, científico ou profissional considerado relevante para a frequência deste curso pela respetiva equipa de direção.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

A classificação final do curso corresponderá à média (aritmética) das classificações obtidas em cada das sete unidades curriculares. Apresentar-se-á numa escala quantitativa (mínimo: 0; máximo: 20 valores).

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Analisar criticamente e avaliar situações associadas ao cluster do mar; interpretar as dinâmicas e processos naturais e antrópicos; reconhecer e inventariar o património material e imaterial costeiro; refletir sobre a importância do turismo nas atividades costeiras e marítimas; identificar e comparar as melhores práticas no âmbito da economia azul e das comunidades do litoral; compreender o valor sistémico da sustentabilidade no interface terra/mar.

Coordenador(es) do Curso

Norberto Nuno Pinto dos Santos
norgeo@fl.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Turismo Costeiro, sustentabilidade e cultura

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1350 HORAS

Créditos ECTS: 50.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos