Curso de Especialização Avançada em Radiofarmácia

Objetivos do Curso

O Curso pretende transmitir conhecimentos dos pilares da conceção, produção, distribuição e utilização de radiofármacos. Divide-se em 3 grandes áreas de atuação seguindo-se um Projeto final. Apontam-se como objetivos as áreas temáticas: Área 1: informação fundamental sobre legislação europeia e nacional sobre radiofármacos; formação sobre princípios do desenvolvimento, preparação, controlo e estabilidade dos radiofármacos, análise de risco e garantia de qualidade. Conhecer as especificidades de segurança associadas aos radiofármacos; Área 2: fundamentos teóricos de química radiofarmacêutica, nas componentes inorgânica e orgânica. Produção de radionuclídeos e sistemas geradores, produção industrial de radiofármacos. Estudo de casos práticos de moléculas radioativas. Área 3: utilização de radiofármacos. Conhecer as aplicações de radiofármacos na Investigação biomédica. Trabalho de Investigação | Projeto final: Seleção de tema de investigação, de forma a aprofundar uma área específica.

Condições de Acesso e Ingresso

Possuir licenciatura ou Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Medicina, Química, Bioquímica, Física e áreas afins.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

Média aritmética do somatório das classificações obtidas nas 10 unidades curriculares. Classificação numa escala de 0 – 20.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Fundamentos em radiofarmácia. Conhecimento de todos os aspetos práticos e teóricos do desenvolvimento e produção de radiofármacos bem como o seu controlo de qualidade para rotina clínica e investigação. Procedimentos de segurança e qualidade em ambiente de radiofarmácia, incluindo ramo industrial, hospitalar e de diagnóstico. Produção, controlo de qualidade, armazenagem e distribuição de radiofármacos. Competências no âmbito da utilização de radiofármacos nas suas diversas vertentes.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Radiofarmácia

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Ano(s)

Créditos ECTS: 60.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos