Mestrado em Ciência Psicológica

Objetivos do Curso

Proporcionar aos estudantes: 1) uma sólida aquisição de conhecimentos avançados sobre os estudos contemporâneos e as ideias emergentes na psicologia; 2) o desenvolvimento de sólidas competências de investigação no domínio da psicologia, com vista à preparação para um doutoramento ou para o exercício da prática profissional de investigação; 3) para aquelas/es que já exercem a profissão de psicólogas/os, a atualização de saberes especializados no domínio da Psicologia, relevantes para uma prática profissional fundamentada e atualizada em temas emergentes e em competências de investigação em psicologia.

Condições de Acesso e Ingresso

Poderão ingressar no MCP os:
a) Titulares do grau de Licenciado em Psicologia, ou em Ciências Psicológicas ou equivalente legal em áreas afins;
b) Titulares de grau académico superior, nacional ou estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, na área da Psicologia ou em áreas afins, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo;
c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da instituição como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Psicologia ou em áreas afins;
d) Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional na área da Psicologia ou em áreas afins que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da instituição como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

O uso da investigação por profissionais de psicologia é o caminho certo para a afirmação da Psicologia como uma ciência madura. O Mestrado em Ciência Psicológica centra-se na planificação, execução e gestão da ciência no domínio da psicologia. O mestrado destina-se à formação para a investigação na área da psicologia ou em equipas multidisciplinares.
Para além do prosseguimento de estudos num doutoramento, saliente-se como potenciais saídas profissionais deste mestrado o exercício de funções de apoio e gestão de projetos científicos de diversa natureza, gestão de ciência em unidades de investigação, funções em consultoras nacionais e internacionais, bem como o ingresso na carreira de investigação.

Quanto aos psicólogos que já exercem a sua prática profissional, este mestrado permite adquirir competências de investigação para a sua prática, tendo em conta que, na atualidade, a contratação de psicólogos pressupõe um perfil em que a demonstração dessas competências é fundamental.
Os profissionais da área da psicologia precisam de ter competências de investigação e de captação de financiamento através de projetos competitivos. Trata-se de algo que é cada vez mais valorizado pelos empregadores nas diferentes áreas e contextos institucionais em que os psicólogos exercem a sua profissão. Assim, este mestrado procura permitir o desenvolvimento contínuo de conhecimentos na prática profissional de psicólogo. Procura fazê-lo com base em formação atualizada, no entendimento que o domínio das técnicas e práticas de investigação é fundamental, quer para aquela prática profissional, quer para o desenvolvimento de investigação que também pode ser feita a partir dos problemas em contextos profissionais, procurando encontrar soluções para os mesmos.

Regime de Estudo

Diurno e misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português; Inglês

Regras de Avaliação

A avaliação, enquanto atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos/as estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, e o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos/as a provas de avaliação os/as estudantes inscritos/as nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos/as nessas provas quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, projetos individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente, apresentações em aula e participação em palestras, projetos ou outras atividades validadas pelo/a docente responsável pela unidade curricular. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada
estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados/as os/as estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha anual de unidade curricular, nos termos do RAUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O mestrado visa proporcionar aos estudantes:
- uma visão integrada das várias áreas de investigação e de intervenção da psicologia;
- um domínio do processo de investigação em psicologia e da prática psicológica baseada em investigação;
- a imersão num contexto de investigação em psicologia;
- a aquisição de competências no domínio da compreensão e relevância de valores éticos para a prática de investigação em psicologia, bem como para a prática psicológica alicerçada na condução de investigação em psicologia.

Coordenador(es) do Curso

Joaquim Manuel Pires Valentim
jpvalentim@fpce.uc.pt

Jorge Manuel Castelo Branco de Albuquerque Almeida
uc41589@uc.pt

Marco Daniel de Almeida Pereira
marcopereira@fpce.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Bruno Cecílio de Sousa
uc41501@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

A Universidade de Coimbra, através das suas unidades orgânicas de ensino, credita formação anterior ou experiência profissional, com vista ao prosseguimento de estudos para obtenção de grau académico ou diploma, de acordo com o regime jurídico definido pelo DL 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual. Esta creditação é concedida ao abrigo do regulamento Académico da Universidade de Coimbra (Parte VIII), publicado como Regulamento nº 805-A/2020, de 24 de setembro.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no DL 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, Portaria 782/2009, de 23 de julho).

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Realização, com aproveitamento, de um conjunto de unidades curriculares que perfazem um total de 120 ECTS e que incluem a realização de uma dissertação (50 ECTS) e Estágio de Investigação em Psicologia (10 ECTS).

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Plano de Estudos

Ciência Psicológica

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: ME08

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2023-01-05 a 2025-01-05
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 12/2023

2023-03-16

Documentos

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Relatório final Comissão de Avaliação Externa

Pronúncia