Curso de Especialização em Intervenção em contexto de emergência e catástrofe

Entidades parceiras: Instituto Universitário Militar, Centro Hospitalar e Universitário de Coimba, Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica, Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar

Objetivos do Curso

O aumento da frequência e intensidade de cenários de risco e catástrofes naturais determinam a necessidade de investimento numa especialização para a gestão do risco, a qual capacita os atores para uma atuação em contextos de emergência e catástrofe (EC). Identificar prioridades de intervenção em situações de risco, EC; Conhecer a cadeia de atores qualificados para atuar em cenários de EC; Treino de competências na avaliação inicial e reanimação do doente vítima de trauma, afogamento, intoxicação ou queimadura; Executar manobras de SBV e SAV a aplicar em contexto EC; Saber utilizar equipamento específico em situações de trauma e emerg.;Identificar situações de risco/emerg.causados por agentes de geodinâmica externa e interna, riscos tecnológicos e ameaça terrorista; Adquirir competências básicas para compreender o contexto emocional procedente de cenários de EC; Promover reflexão crítica sobre proced. de segurança e prestação de cuidados disponibilizados em situações de urgência e Emerg.

Condições de Acesso e Ingresso

Ramo1 – Riscos Territoriais: Possuir o grau de licenciado numa das seguintes áreas: Geografia, Ciências da Terra, Jornalismo, Psicologia, Direito, Engenharia; Proteção civil ou possuir o grau de Licenciado num ciclo de estudos na área da saúde; ou possuir uma licenciatura e integrar o corpo das Forças Armadas. Ramo 2– Resposta em Saúde: Possuir o Mestrado Integrado em Medicina ou Licenciatura em Enfermagem.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

A classificação final é de 0 a 20 valores. A classificação final é obtida através da média das classificações alcançadas nos respetivos módulos, incluindo Prova Final.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Adquirir conhecimentos sob a organização da cadeia de comando ao nível do socorro pré-hospitalar; saber aplicar técnicas de SBV e SAV; Desenvolver condutas positivas e capacidade de identificação de prioridades de intervenção em cenários de EC; Identificar fatores de risco gerador por agentes de geodinâmica interna e externa, e ações antrópicas; Adquirir noções básicas sobre clima e riscos.

Coordenador(es) do Curso

Paulo Nuno Maia de Sousa Nossa
paulonossa@fl.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Percursos
Resposta em Saúde
Riscos Territoriais

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Semestre(s)

Créditos ECTS: 24.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos