Mestrado em Gestão

Objetivos do Curso

O Mestrado em Gestão visa formar profissionais altamente qualificados, dotados de conhecimento estratégico e ferramentas que lhes permitam desenvolver a sua carreira num contexto científico ou profissional altamente competitivo, com novos desafios associados a uma maior internacionalização, digitalização, e preocupação com a sustentabilidade. Assim, o NCE procura: - responder às necessidades de formação pós-graduada na área da gestão, promovendo a sustentabilidade das organizações com base no domínio das áreas fundamentais da estratégia, gestão de pessoas, gestão de operações, marketing, ética e responsabilidade social, sistemas de informação, análise de dados e análise de decisão; - formar quadros superiores de empresas e outras instituições, públicas ou privadas dos diferentes setores da economia, com competências técnicas e conhecimentos específicos atualizados, que permitam desenvolver ou reforçar a competitividade das organizações com um foco específico na dimensão internacional.

Condições de Acesso e Ingresso

As candidaturas são validadas pelos serviços da Universidade de Coimbra de acordo com as condições gerais de acesso ao ciclo de estudos (CE) conducente ao grau de mestre (Artigo 17º, Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto). Aquelas consideradas válidas são avaliadas pela coordenação do Mestrado em Gestão (MG) de acordo com as condições específicas de ingresso (Artigo 26º alínea a, do mesmo DL). Nestas, a seriação descendente da nota de candidatura (NC) de cada candidato será critério único na seleção das primeiras n candidaturas (n, numerus clausus da fase de candidatura em análise). A NC de cada candidato resulta da consideração, ponderada, de diferentes aspetos relativos: - ao seu Curriculum Académico (CA); - ao seu Curriculum Profissional (CP); - às suas Competências pessoais e Motivação (CM). Os aspetos concretos a valorizar em cada uma das 3 avaliações parcelares, e a forma de os ponderar, serão divulgados no edital anual de abertura de candidaturas.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os/as mestres em Gestão possuem habilitações aprofundadas para o exercício de funções em diversas áreas empresariais, tais como auditoria e consultoria, banca e seguros, finanças, produção e aprovisionamento, recursos humanos, marketing, ensino e investigação, nomeadamente em organismos públicos, associações e empresas, de natureza nacional ou internacional.

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português; Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica intimamente associada ao ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos/as estudantes; a sua capacidade de pensar criticamente, enunciar e resolver problemas; bem como o domínio da exposição escrita e oral. A filosofia de ensino e aprendizagem do curso privilegia a avaliação periódica, nos termos definidos no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra (RAUC), artigo 109ª. Nesse sentido, são entendidos como elementos possíveis de avaliação: as apresentações orais em sala de aula; os trabalhos escritos ou práticos, a realização de projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter que ser defendidos oralmente, num número máximo de três elementos. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os/as estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 6 do artigo 109º do RAUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Mestrado em Gestão visa assegurar uma especialização nas áreas core da Gestão que se entrecruze com áreas complementares como os sistemas de informação e o direito, permitindo ainda liberdade ao estudante na definição de um percurso alinhado com os seus interesses (focado na investigação ou no desenvolvimento profissional). Assim, o NCE deverá permitir aos alunos: - adquirir conhecimentos e técnicas atuais, inovadoras e essenciais nas áreas core da gestão; - integrar conhecimentos de áreas afins para resolver situações complexas, em contextos multidisciplinares, internacionais, de informação incompleta e de crescente digitalização, emitindo juízos e refletindo sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais envolvidas; - desenvolver capacidades de liderança, comunicação e outras, estratégicas, para transmitir objetivamente as suas ideias a diferentes públicos; - melhorar as competências científicas de modo a capacitar o estudante a integrar um 3º ciclo de estudos.

Coordenador(es) do Curso

Luís Miguel Alçada Tomás de Almeida
alcada@fe.uc.pt

Susana Maria Palavra Garrido
uc45957@uc.pt

Coordenador de mobilidade

António Manuel Portugal Duarte
portugal@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra e Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

DL 74/2006, de 24 de março na sua redação em vigor

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os mestres em Gestão possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de doutoramento.

Plano de Estudos

Gestão

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: 9295

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 11-09-2023
Data de fim: 16-12-2023
2º Semestre
Data de início: 05-02-2024
Data de fim: 23-05-2024

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2023-07-31 a 2029-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 70/2023

2023-08-01

Documentos

17_2023_Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos

25_2023_Relatório final Comissão de Avaliação Externa

27_2023_Decisão do Conselho de Administração