a carregar...

Doutoramento em Engenharia Biomédica

Departamento de Física

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

9446

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

6 Semestre(s)

Créditos ECTS

180.0

Propina Anual

2750.0 €

Coordenador(es) do Curso

António Miguel Lino Santos Morgado (miguel@fis.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Maria Isabel Silva Ferreira Lopes (isabel@lipc.fis.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O plano curricular é composto por uma primeira parte curricular constituída por unidades curriculares optativas com uma carga lectiva de 60 ECTS, designada por curso de Doutoramento em Engenharia Biomédica e uma segunda parte destinada à elaboração de uma tese, nos termos do artigo 31.º do Decreto -Lei n.º 74/2006.
O Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica é constituído por uma parte curricular (o Curso de Doutoramento) e pela elaboração de uma Tese de doutoramento, perfazendo um total de 180 ECTS. O ciclo de estudos terá uma duração mínima de 3 anos. O Curso de Doutoramento (60 ECTS) destina-se a transmitir ao doutorando conhecimentos avançados na área da Engenharia Biomédica e prepara-lo para o trabalho de investigação a desenvolver na fase seguinte, a Tese (120 ECTS), na qual se privilegia a investigação autónoma que culminará na apresentação e discussão de um trabalho original e de qualidade. O Curso de Doutoramento inclui uma unidade curricular de Projecto de Tese na qual o aluno terá que produzir um documento escrito que deverá incluir, entre outros elementos, um levantamento detalhado sobre o estado da arte e trabalho relacionado com o tema de investigação, a descrição do(s) problema(s) que se pretende resolver, as possíveis técnicas ou metodologias para resolver esse(s) problema, uma estimativa dos resultados que se pretendem obter e um plano de actividades. O Projecto de Tese será defendido feita em provas públicas perante um júri. Para além do Projecto de Tese, o Curso de Doutoramento é constituído por Unidades Curriculares (UC´s) optativas de formação especializada ou complementar, pertencentes à área científica de Engenharia Biomédica. É oferecido um número elevado de UC’s representativo das diversas áreas da Engenharia Biomédica em que se faz investigação de excelência na Universidade de Coimbra, o que permite ao doutorando adequar a formação recebida no Curso de Doutoramento à Tese que pretendem realizar. Os doutorandos podem ainda configurar o seu Curso de Doutoramento associando às UC’s incluídas no Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica, UC’s de outros programas de 3º ciclo (cuja frequência com aproveitamento poderão ver aqui creditada), ou estágios (igualmente creditáveis) realizados em empresas tecnológicas com núcleos de investigação e desenvolvimento. Esta liberdade no percurso inicial da formação, sempre associada a grau elevado de exigência, além de constituir uma exigência imposta pelo carácter multidisciplinar e de interface da Engenharia Biomédica, irá constituir uma importante mais-valia para os doutorandos. Após concluir o Curso de Doutoramento, cuja duração prevista é de dois semestres, e ter obtido aprovação no Projecto de Tese, o candidato dará início ao trabalho de investigação conducente à tese de doutoramento, a qual será discutida e avaliada em provas públicas perante um júri.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Este ciclo de estudo proporciona aos seus alunos: - Formação multidisciplinar avançada e de fronteira em Engenharia Biomédica - Competências para realizar e liderar investigação original no domínio da Engenharia Biomédica, quer em ambiente académico, quer em ambiente empresarial. - Capacidade de realizar investigação que contribua para o aumento do conhecimento e de potenciar o seu conhecimento científico e tecnológico em produtos ou processos criativos e inovadores capazes de transformar a organização em que se inserir. - Formar profissionais capazes de promover a inovação e a mudança, conscientes dos contextos económico, social e ambiental em que serão chamados a resolver problemas e dos novos paradigmas de actuação em que as capacidades de comunicação e networking, o compromisso ético e a exigência da sustentabilidade são requisitos fundamentais.
Regime de Estudo
Diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Não existe nível de estudos superior
Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal com comprovada preparação de base em Engenharia Biomédica;
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou o seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
A título excepcional o conselho científico da FCTUC e o conselho científico da FMUC poderão, ouvida Comissão de Coordenação do Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica, admitir à candidatura à matrícula no programa candidatos detentores de um currículo académico, científico e profissional que ateste capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
A decisão sobre a apreciação curricular cabe ao conselho científico da FCTUC e ao conselho científico da FMUC ouvida a Comissão de Coordenação do Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica.
Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, com as alterações introduzidas pelo Decreto -Lei n.º 107/2008, e no Decreto -Lei n.º230/2009 de 14 de Setembro, bem como no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra (Regulamento 344/2010).
Saídas Profissionais
Trabalho em empresa de produtos ou serviços biomédicos, investigação e ensino nas áreas científicas de suporte da biomedicina.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Aprovação no exame de defesa da tese de doutoramento.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2016-02-16 a 2022-02-15
R/A-Ef 1522/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18