Mestrado Erasmus Mundus em Geociências Planetárias

Entidades parceiras: Université de Nantes, Università degli studi G.DAnnunzio di Chieti

Objetivos do Curso

O EMJM em Geociências Planetárias pretende dar resposta à necessidade de estruturar e internacionalizar o ensino das Geociências Planetárias a nível europeu, face ao enorme progresso da exploração espacial ocorrido nas últimas décadas, envolvendo várias regiões do mundo. Tem-se por objetivo proporcionar aos estudantes uma formação sólida nas diferentes áreas envolvidas numa missão de exploração espacial, desde o seu planeamento à sua preparação, conceção, implementação e gestão. Ao mesmo tempo, espera-se que o aluno se familiarize com ferramentas de análise de dados como aquisição e processamento de imagem, mapeamento e sistemas de cartografia planetária e desenvolva a capacidade de integração desses conhecimentos na interpretação e análise de dados planetários recolhidos em missões espaciais. O aluno terá também oportunidade de interagir com a indústria espacial e a atividade de empresas tecnológicas ligadas ao desenvolvimento de instrumentação e serviços para a indústria espacial.

Condições de Acesso e Ingresso

O/A candidato(a) deverá ter concluído uma licenciatura (ou equivalente) em Ciências da Terra, Física, Astrofísica, Geologia, Engenharia ou Matemática.
- O/A candidato(a) deverá ter o nível mínimo B2 de proficiência na língua inglesa, equivalente a uma nota entre 5 e 6,5 no Sistema de avaliação IELTS, com um mínimo de 5,0 emcada uma das quatro competências (Compreensão Oral, Compreensão Escrita, Expressão Escrita e Expressão Oral), ou uma qualificação equivalente obtida através de umteste seguro da língua inglesa (SELT), válida à época da matrícula.
- Para nativos da língua inglesa, o certificado de proficiência na língua inglesa não será obrigatório.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Investigadores e profissionais qualificados capazes de integrar equipas de investigação e desenvolvimento, nomeadamente em agências espaciais, universidades, centros de investigação e empresas tecnológicas com atividades no setor do espaço ou em sectores económicos adjacentes, impactados pelo contexto planetário.

Regime de Estudo

Presencial e "Blended"

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Inglês

Regras de Avaliação

Os métodos de avaliação (exames, frequências, resolução de problemas, trabalhos de síntese, trabalhos de campo, etc) são específicos de cada unidade curricular. A calendarização das avaliações e a classificação atribuída a cada unidade curricular do curso é feita de acordo com a legislação/regulamentação da instituição
responsável por cada cadeira. As classificações finais de cada unidade curricular são convertidas na escala ECTS comum de acordo com a legislação em vigor. Um estudante que não tenha obtido aprovação numa cadeira, terá direito a um exame de
recurso no final do semestre ou durante o semestre seguinte dessa unidade curricular. Neste último caso, o exame será realizado sob a responsabilidade de um docente da instituição de acolhimento onde o aluno se encontrar, ou do orientador do estágio no caso do exame ser realizado durante o quarto semestre. Se o estudante não obtiver aprovação após todas essas tentativas, a situação será analisada pela Comissão Conjunta de Gestão do Programa do EMJM. No pior dos cenários, o aluno poderá ser informado de que não preenche as condições para poder obter o grau e deverá abandonar o programa Erasmus+.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Formar profissionais qualificados para trabalhar na exploração espacial, em particular em centros de investigação e desenvolvimento e em empresas tecnológicascomprometidas com programas de exploração espacial, desde o nível de planeamento e definição de missões até à implementação e acompanhamento de serviços fornecidospela indústria espacial. Pretende-se que os alunos desenvolvam:
- Uma sólida formação em Geociências Planetárias.
- Competências que lhes permitam uma aprendizagem contínua e autónoma, capacidade de atualização ao longo da vida ativa, nas áreas das superfícies e interioresplanetários, deteção remota, análise de dados e na simulação e modelação de processos e sistemas afins.
- A capacidade de intervir ao nível da inovação no domínio das Geociências Planetárias.
-Capacidade de trabalhar numa equipa internacional, dotando-os de competências que lhes permitam assumir responsabilidades na prossecução, planeamento e gestão de tarefas em programas de exploração espacial.

Coordenador(es) do Curso

Maria Alexandra Albuquerque Faria Pais
pais@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Rui Davide Martins Travasso
ruit@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

As candidaturas ao curso de mestrado serão avaliadas por um painel constituído por representantes do corpo docente de cada uma das instituições parceiras. Este painel avaliará ainda os candidatos através de uma entrevista individual. O reconhecimento do percurso académico e da experiência profissional de cada candidato são valorizados na medida da sua relevância, excelência académica e adequabilidade ao mestrado.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O estudante deverá ter êxito em todas as cadeiras nucleares
em cada uma das instituições de acolhimento, contabilizando 30 ECTS em cada semestre. No final dos quatro
semestres, o estudante tem de ter somado 120 ECTS, dos quais 30 ECTS correspondem à dissertação final.
Caso o estudante não consiga atingir os requisitos para completar com êxito uma cadeira, incluindo os exames de recurso previstos na instituição de acolhimento, poderá repetir o exame em data posterior de acordo com as normas em vigor nessa instituição. Se o aluno continuar a não cumprir os requisitos de avaliação de uma
unidade curricular após todas as oportunidades permitidas pela instituição de acolhimento, a situação será analisada pela Comissão Conjunta de Gestão do Programa do EMJM. Se nenhuma solução for encontrada, no pior dos cenários, o aluno será informado de que não preenche as condições para poder obter o grau e deverá abandonar o programa Erasmus+.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Estudos de 3º ciclo.

Plano de Estudos

Geociências Planetárias

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: MD89

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2025-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 221/2022

2022-10-03

Documentos

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos

Relatório final Comissão de Avaliação Externa

Decisão do Conselho de Administração

Publicação em Diário da República

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa