Doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa

Objetivos do Curso

Objetivos do curso:
• Construção de um referencial de conhecimento aprofundado sobre a história, historiografia e ideologias dos processos que geraram formas de influência cultural portuguesa;
• contacto com diversas formas e manifestações patrimoniais no mais alargado âmbito com influência cultural portuguesa;
• desenvolvimento de ferramentas críticas e metodológicas avançadas;
• aprofundamento de visões disciplinares sem abandonar as reflexões inter/transdisciplinares;
• contextualização territorial do patrimónios, considerando as dinâmicas geohumanas no qual se inserem;
• reflexão sobre as oportunidades de cooperação e desenvolvimento, potenciais conflitos em torno do património e processos de patrimonialização;
• sensibilização entre as componentes de ação programática e técnica em patrimónios;
• desenvolvimento de investigação autónoma culminando com a dissertação de doutoramento;
• formação de um quadro teórico de referência na convergência entre património e desenvolvimento sustentável.

Condições de Acesso e Ingresso

a) Titulares do grau de mestre ou seu equivalente legal; b) Titulares de grau de licenciado em qualquer área disciplinar de Artes (incluindo Arquitetura), Ciências Sociais, Humanidades e Tecnologias da Construção detentores de currículos académicos ou científicos especialmente relevantes e que seja reconhecido como atestando as competências necessárias para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do IIIUC; c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando as competências necessárias para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do IIIUC; d) A avaliação dos candidatos sem grau de mestre será conduzida de forma particularmente seletiva.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Investigação; docência; gestão e consultoria em organismos da administração central, regional e local com tutelas de património cultural, planeamento, ordenamento, diplomacia cultural, consultoria em património e desenvolvimento, turismo.

Regime de Estudo

Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Nas unidades curriculares com carga letiva, todas em regime de seminário, a avaliação será feita com base na participação nas respetivas atividades e realização de um trabalho ou relatório final através de uma escala 0-20; nas duas unidades curriculares de regime tutorial, a avaliação será feita por um júri que discutirá e avaliará em prova oral os respetivos Relatório de Qualificação e a Tese.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes do curso têm formações de base e curricular muito diversificados. Além de objetivos gerais de formação avançada nos métodos de investigação e produção de conhecimento, pretende-se que desenvolvam capacidades de trabalho em grupo e em rede internacionais, criando um efeito multiplicador deste âmbito de estudos. Pretende-se ainda que fiquem dotados de quadros culturais muito alargados sobre a temática central do curso, bem como sobre a geografia, os recursos, os locais e as narrativas que compõem esses universos culturais. Nesta linha, patrimónios é um conceito e uma bandeira para o desenvolvimento de uma área de integração dos mais diversificados estudos culturais. Sem negar a relevância das mais diversas expressões materiais, o foco central do curso é o dos patrimónios vivos, ou seja, os que se transformam e exprimem no dia-a-dia a evolução da Humanidade. Para o curso, o património cultural não é passado, mas contemporaneidade, é também sinónimo de sustentabilidade

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia será aferido nos termos do disposto no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

DL 74/2006, de 24 de Março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Aprovação nos 240 ECTS previstos no plano de estudos, dos quais os últimos 150 correspondem à tese de doutoramento sobre a temática genérica dos Patrimónios de Influência Portuguesa, e específica do ramo da especialidade escolhido, que cumpra com os requisitos legais e academicamente reconhecidos para tal.

Plano de Estudos

Tronco comum
Doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa
Áreas de especialização
Arquitetura e Urbanismo
Construção, Tecnologia e Reabilitação
Geografia, Território e Paisagem
História
História da Arte

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 8 Semestre(s)

Créditos ECTS: 240.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos

17_2021_Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos

27_2021_Decisão do Conselho de Administração

25_2021_Relatório final Comissão de Avaliação Externa