Curso de Formação - Florestas e Alterações Climática

Objetivos do Curso

O objetivo central do curso é compreender as respostas ecofisiológicas e morfológicas das árvores às alterações climáticas. Ao longo do curso o aluno irá adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre as respostas das árvores ao clima, a curto e longo prazo. Em relação às respostas ecofisiológicas a curto prazo, o aluno vai adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a medição de parâmetros de fotossíntese, potencial hídrico, fluxo de seiva e dendrómetros. Em relação às respostas morfológicas a curto prazo, o aluno vai adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre o desenvolvimento dos anéis de crescimento (xilogénese). Em relação às respostas morfológicas a longo prazo, o aluno vai adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre dendrocronologia.

Condições de Acesso e Ingresso

Investigadores, estudantes de mestrado, doutorandos, técnicos, dirigentes ou outros colaboradores e profissionais com curso superior na área das ciências com interesse em Florestas, nomeadamente da área da Biologia, Engenharia Florestal, Ecologia, Agronomia, e áreas afins.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português ou Inglês

Regras de Avaliação

Classificação final: 0-20.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No final do curso os formandos devem ser capazes de: compreender: i) o funcionamento de um equipamento de fotossíntese, potencial hídrico, fluxo de seiva e dendrómetros automáticos; ii) metodologias para o estudo da xilogénese; iii) metodologias sobre dendrocronologia; iv) análise estatística dos dados obtidos nos pontos i), ii) e iii). No final do curso o aluno deverá ter a capacidade de integrar os conhecimentos adquiridos e contextualizar em termos das respostas das florestas às alterações climáticas.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Florestas e Alterações Climática

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Semestre(s)

Créditos ECTS: 6.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos