Pós-Graduação MBA em Marketing
Objetivos do Curso
Objectivos: O programa de MBA em Marketing preenche uma enorme lacuna nas ofertas de formação pós-graduada nesta região do país. Alicerçado num corpo docente jovem, qualificado, altamente motivado e com grande experiência internacional, numa equipa de apoio caracterizada por um elevado profissionalismo e dispondo de instalações modernas e funcionais, pretende ser um programa diferente quer na forma quer nos conteúdos. Procurar-se-á combinar a formação tradicional em sala com uma formação de natureza mais vivencial, reforçando as interacções entre os participantes e o trabalho de grupo. A gestão simulada, a formação outdoor, que tem o ponto alto no nosso Challenge Programme, a Business Clinic e a cooperação com empresas, são algumas das actividades que irão enriquecer e tornar este programa ainda mais aliciante. Este curso destina-se a quadros superiores de empresas ou da administração pública que procuram o reforço ou o redireccionamento das suas competências assim como todos aqueles que necessitam um novo impulso para as suas carreiras profissionais.Estrutura Curricular: O curso é constituído por dois conjuntos de unidades curriculares distintos, com objetivos igualmente distintos:
a) Um conjunto de unidades curriculares comuns que visam uniformizar os conhecimentos e a linguagem dos participantes do curso, à volta de um conjunto de competências básicas no domínio da Gestão e do Marketing;
b) Um conjunto de unidades curriculares opcionais em Marketing e em Gestão Geral que tem como objetivo dar aos participantes a possibilidade de orientarem a sua formação em função das suas prioridades.
O curso tem um total de 100 ECTS estruturando-se a parte lectiva em 3 trimestres. A parte curricular do diploma de MBA em Marketing é composta de 7 unidades curriculares obrigatórias (27,5 ECTS) acrescidas de 13 opcionais (32,5 ECTS). A conclusão do curso implica ainda a realização, com aproveitamento, de um Projecto de MBA em Marketing (40 ECTS), sob a supervisão de um docente.
Condições de Acesso e Ingresso
Tratando-se de um Curso de pós-graduação, rege-se de acordo com o definido no artº 42º do Regulamento Académico da UC: a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado; Em casos devidamente justificados, podem aceder ao Curso os candidatos que apresentem um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste Curso e que, como tal, seja reconhecido pelo Conselho Científico da FEUC.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Saídas Profissionais
Os/as detentores de uma Pós-Graduação MBA em Marketing possuem habilitações especializadas para o exercício de funções em diversas áreas empresariais nomeadamente nos domínios da comunicação, liderança e negociação.Regime de Estudo
As sessões lectivas decorrem à sexta-feira à tarde e ao sábado.Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
PortuguêsRegras de Avaliação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.Coordenador(es) do Curso
Arnaldo Fernandes Matos Coelho
acoelho@fe.uc.pt
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Existe reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro. O Despacho n.º 12909/2009 de 1 de Junho publica a estrutura curricular e o plano de estudos do curso.Requisitos para Obtenção da Qualificação
A obtenção do diploma de MBA em Marketing implica a aprovação às 7 unidades curriculares obrigatórias acrescidas de 13 opcionais e a realização, com aproveitamento, de um Projecto de MBA em Marketing, sob a supervisão de um docente.
O acesso à elaboração de uma dissertação que permitirá outorgar o grau de Mestre em Marketing depende da obtenção de 60 ECTS no 1.º ano, da frequência com aproveitamento da disciplina Metodologia de Investigação e da aprovação do Conselho Científico da FEUC.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os/as detentores de uma Pós-Graduação MBA em Marketing possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de mestrado ou doutoramento. O acesso à elaboração de uma dissertação que permitirá outorgar o grau de Mestre em Marketing implica a frequência com aproveitamento da unidade curricular Metodologia de Investigação (oferecida no 1º trimestre) e da aprovação do Conselho Científico da FEUC.Plano de Estudos
2022-2023
Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau
Código DGES: 3397
Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado
Duração: 4 Semestre(s)
Créditos ECTS: 100.0
Candidaturas
Avisos de Abertura
Calendário
- 1º Trimestre(s)
-
Data de início: 30-09-2022
Data de fim: 10-12-2022 - 2º Trimestre(s)
-
Data de início: 13-01-2023
Data de fim: 31-03-2023 - 3º Trimestre(s)
-
Data de início: 28-04-2023
Data de fim: 08-07-2023 - 1º Semestre
-
Data de início: 12-09-2022
Data de fim: 17-12-2022 - 2º Semestre
-
Data de início: 06-02-2023
Data de fim: 20-05-2023