Curso de Formação Iniciação à Avaliação Nutricional no Exercício

Objetivos do Curso

Dotar os treinadores de ferramenta e conhecimentos que lhe permitirão analisar a dieta dos seus atletas, de forma a: i) verificar se a dieta está adaptada as exigências do treino, ii) se possível melhorar essa dieta, iii) se necessário identificar eventuais riscos de carências ou excessos que necessitam a orientação e acompanhamento do atleta por um nutricionista.

Condições de Acesso e Ingresso

Ter título de Treinador de Desporto (TPTD), Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), de Diretor Técnico (TPDT) ou de Licenciado em Ciências do Desporto (Educação Física).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

A distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

60 pontos a atribuir à participação dos estudantes e tarefas a realizar pelos estudantes ao longo das aulas, consubstanciada na resolução de problemas e na realização de diversas interações/tarefas e 40 pontos relativos à realização e submissão de um trabalho síntese, numa avaliação final máxima de 100 pontos. O estudante terá aprovação no curso breve se alcançar uma pontuação mínima de 50 pontos. A nota será convertida para a escala de 0-20 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Capacidade de aplicar um diário nutricional; Capacidade de estimar o peso das porções consumidas; Capacidade de colocar estes pesos numa folha de calculo Excel; Capacidade de interpretação dos resultados obtidos do ponto de vista das necessidades pelo treino (hidratação e proteínas e hidratos de carbono) e do ponto de vista do equilibro nutricional (calorias, vitaminas, sais minerais, fibras, lípidos) e de orientação para os serviços de um nutricionista quando for necessário.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Iniciação à Avaliação Nutricional para Treinadores

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 54 HORAS

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos