Mestrado em Novas Tecnologias para a Transição Digital em Medicina Dentária

Objetivos do Curso

Este mestrado curto em “Novas Tecnologias para a Transição Digital em Medicina Dentária” tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos na área da transição digital com aplicação prática, quer na atividade assistencial médico-dentária, quer na indústria para o desenvolvimento de técnicas avançadas no fabrico de tecnologia médico-dentária. O programa do curso inclui módulos das áreas básicas, laboratoriais e clínicas da medicina dentária, proporcionando uma abordagem transversal mas com grande aplicabilidade prática. A oferta de módulos de cada especialidade permite aprofundar os conhecimentos de acordo com as áreas de interesse e atuação dos formandos. Para além da abordagem teórica serão enfatizados os exemplos pré-clínicos, laboratoriais e clínicos, possibilitando aos formandos a aquisição de competências práticas inovadoras.

Condições de Acesso e Ingresso

Os candidatos deverão possuir uma experiência profissional mínima prévia de cinco anos bem como ser portadores de uma das seguintes situações:
a) Titulares de Licenciaturas / Mestrado Integrado ou o equivalente legal em Medicina Dentária ou em Medicina, com especialidade ou em internatode formação específica nas especialidades de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial;
b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a), b);
c) Titulares de grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado numa das áreas referidas nas alíneas anteriores pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Este ciclo de estudos não habilita especificamente para a prática profissional.
Contudo, fornece os conhecimentos e as competências científicas e técnicas necessárias para trabalhar em novas tecnologias na área das Ciências Médico Dentárias e Maxilo-Faciais, e nas áreas técnicas dentárias laboratoriais, em instituições académicas, em unidades hospitalares e clínicas, em unidades laboratoriais e na indústria (empresas farmacêuticas e materiais dentários, start-ups de desenvolvimento de novos produtos e/ou dispositivos médicos), sempre que o conhecimento aprofundado sobre as ciências da vida, incluindo a Medicina Dentária, constitua uma mais-valia. Os alunos poderão prosseguir para estudos no âmbito do Doutoramento, ou especializarem-se como técnicos de investigação, técnicos de laboratório, gestores de projetos ou organizadores de eventos científicos.

Regime de Estudo

Diurno e B-Learning

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

A avaliação é uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destinando-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no semestre a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra (RPUC). Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: exame escrito ou oral, testes parciais sumativos, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ser defendidos oralmente, e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação final da cada unidade curricular será composta em 50% por avaliação contínua segundo os critérios e-log book + Prova escrita de avaliação (50%) com uma classificação mínima para aprovação de 9,5 valores. A apresentação e defesa do plano de trabalhos referente ao projeto de mestrado (no final do 2º semestre) será feita perante um júri interno. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Obtenção de competências por forma a demonstrar a capacidade de: Aplicar de forma crítica as técnicas de MD digital adequadas; Apresentar soluções para casos clínicos de grande complexidade; Possuir uma liderança eficaz e práticas de gestão para coordenar situações complexas; Aplicar as ferramentas aprendidas à prática clínica, laboratorial ou industrial; Identificar, resolver problemas de forma sistemática e criativa, comunicar e fazer bom uso da tecnologia da informação, municiado do conhecimento necessário sobre o insight regulatório e supervisão para tecnologias baseadas em IA. A nível das aptidões, deverá saber comunicar em linguagem científica, interpretar de forma precisa a informação obtida de dados médicos. A nível das atitudes, deverá possuir valores pessoais relacionados com a integridade, honestidade, responsabilidade, e utilizar os meios digitais mais eficazes e inovadores que permitem o desenvolvimento do projeto conducente ao grau de Mestre.

Coordenador(es) do Curso

Francisco José Fernandes Vale
fvale@fmed.uc.pt

Coordenador de mobilidade

João Miguel Marques Santos
uc15896@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade
de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Enquadramento legal da qualificação de acordo com o Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção de grau de mestre, com aproveitamento (≥ 10 valores, em 20) de um conjunto de unidades curriculares que perfazem um total de 60 ECTS e que incluem a realização, discussão e defesa pública de uma dissertação de mestrado.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A obtenção do grau de Mestre em Novas Tecnologias para a Transição Digital em Medicina Dentária possibilita uma candidatura e acesso a programas de formação mais
avançada, no âmbito do 3º ciclo, nos quais se incluem vários programas doutorais, tais como o programa de Doutoramento em Ciências da Saúde, coordenado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Plano de Estudos

Percursos
Cirurgia Maxilo-Facial
Medicina Dentária/Estomatologia

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: ME04

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 1 Ano(s)

Créditos ECTS: 60.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 6/2023

2023-02-10

Documentos

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Relatório final Comissão de Avaliação Externa

Decisão do Conselho de Administração

Publicação em Diário da República