Mestrado em Engenharia de Software

Objetivos do Curso

Este ciclo de estudos tem por objetivo oferecer formação avançada em Engenharia de Software para profissionais no activo fornecendo-lhes as competências mais avançadas que lhes permitirão trabalhar, inovar e gerir projetos de grande dimensão, complexidade e restrições impostas pelo mercado.
Este curso poderá também influenciar de forma profunda e positiva a maneira como a Universidade de Coimbra constrói a sua oferta de mestrados profissionais, pensados para formar líderes técnicos altamente qualificados para a indústria.

Condições de Acesso e Ingresso

Os candidatos serão avaliados e seriados de acordo com as classificações das componentes profissional e académica tal como listadas abaixo, sendo relevante uma experiência profissional de cinco anos.
a) Titulares de licenciatura ou equivalente legal em Engª Informática, Engª Eletrotécnica ou em outras áreas da Eng. e das Ciências Exatas e Naturais;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência
de um ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro, nas áreas referidas na alínea a) que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado numa das áreas referidas na alínea a);
d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo escolar ou
profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a frequência deste ciclo de estudos pelo CC da FCTUC.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Gestor de projectos de software, Arquitecto de Software, Analista de Sistemas, Líder técnico de equipas de desenvolvimento de software.

Regime de Estudo

E-learning

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Preparar profissionais para gerir, desenhar e analisar projectos complexos de software realizados por equipas multidisciplinares utilizando uma estratégia de acção reflectida baseada na análise objectiva de factos (e.g. CMMI, SpiCE).
No final deste ciclo de estudos os alunos deverão:
1. Saber gerir o tempo, tarefas, e o trabalho em equipa num projecto de software (o que exige soft skills);
2. Ser capazes de identificar requisitos de cliente e de sistema incluindo as dimensões contextual, legal e regulamentar;
3. Saber desenhar e validar arquitecturas de software capazes de responder às necessidades funcionais e não-funcionais do problema.
4. Ser capazes de adaptar um processo canónico de desenvolvimento de software às circunstâncias concretas do projeto.
5. Saber como verificar e validar (V&V) a adequação da solução técnica ao problema a resolver utilizando as mais recentes metodologias (heurísticas e/ou formais).

Coordenador(es) do Curso

Raul André Brajczewski Barbosa
rbarbosa@dei.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Joel Perdiz Arrais
uc41532@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Este é um mestrado destinado a profissionais de software no activo, disponibilizado remotamente em horário pós-laboral e usando aprendizagem baseado em projecto (Studio) de acordo com os seguintes princípios: i) A interação
e participação são tecnologicamente mediadas e apoiadas por equipas online de suporte académico e tecnológico; ii) O desenho curricular é orientado para a permitir o acesso sem limites de tempo e lugar aos conteúdos, processos e contextos de ensino e aprendizagem; iii) O modelo pedagógico é especialmente concebido para o ensino e a aprendizagem em ambientes virtuais. As competências pedagógicas específicas para o ensino à distância foram e são asseguradas pela unidade de ensino à distância da Universidade de Coimbra.
Concretamente, ao longo desta formação os estudantes desenvolvem um projecto real para um cliente externo sob supervisão dos docentes. Todos os conteúdos das unidades curriculares estão disponibilizadas online sendo apresentadas e aplicadas no âmbito do Estúdio de Projecto de Software. Embora o projecto seja desenvolvido em equipa para espelhar as condições habituais de um projecto complexo de software, nomeadamente em termos de soft-skills, a avaliação é individual.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Doutoramento (3º ciclo de estudos)

Plano de Estudos

Engenharia de Software

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Código DGES: 6295

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Semestre(s)

Créditos ECTS: 60.0

Categoria: Mestrado de Formação ao Longo da Vida


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 181/2022

2022-08-07

Documentos

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos

Decisão do Conselho de Administração