Mestrado em Exercício e Saúde

Objetivos do Curso

1.Aprofundar o conhecimento nas áreas da prescrição especializada do exercício, da melhoria da aptidão física, da saúde e do bem-estar.
2.Fomentar uma preparação especializada para a aplicação de conhecimentos em equipas e contextos multidisciplinares de intervenção profissional no âmbito do exercício e saúde, orientada para domínios emergentes da integração com a comunidade de cuidados de saúde.
3.Promover uma intervenção em contextos de exercício profissional, sustentada na autoaprendizagem, na resolução de problemas e orientada para o desenvolvimento de programas de exercício físico.
4.Desenvolver a investigação nos domínios da prescrição do exercício na promoção da saúde e na prevenção da doença ao longo do ciclo de vida, em adultos e em pessoas com deficiência.
5.Promover o trabalho supervisionado de planeamento, controlo e prescrição da prática de exercício físico, em contexto de prática profissional, eticamente orientado, promotor da saúde e da igualdade de género.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao presente ciclo de estudos:
a) Titulares do grau de Licenciado, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado
de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de
licenciado pelo Conselho Científico da FCDEFUC;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade
para a realização deste CE pelo Conselho Científico da UO, devendo os candidatos obter uma avaliação curricular
positiva, considerando os critérios e ponderações estabelecidos pelo Conselho Científico da FCDEFUC.
2) Nas alíneas a), b) e c) do n.º1 são aceites candidaturas de diplomados, preferencialmente da área das Ciências do
Desporto, mas também de áreas científicas correlatas.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Exercício e Saúde (MES), com as duas áreas de especialização propostas, tem um vasto campo de intervenção profissional, formando fisiologistas do exercício, e especialistas em prescrição do exercício com competências de avaliação, planeamento, intervenção, e monitorização do exercício físico em diferentes contextos visando a manutenção ou a melhoria da saúde e do bem-estar. Este curso de formação pós-graduada permitirá o exercício da profissão
de Técnico Especializado de Exercício Físico em: i) ginásios e em clubes de saúde, ii) centros de saúde e clínicas privadas, que utilizem programas de exercício físico na prevenção e redução do risco de ocorrência de doenças cardiovasculares, metabólicas e do foro psicológico como é o caso da ansiedade, do stresse, das depressões e das alterações dos estados de humor, iii) instituições, como é o caso das autarquias e das IPSS, que dinamizam e implementam programas de prática de exercício físico regular, numa perspetiva de melhoria da saúde e do bem-estar comunitário, iv) empresas que pretendam desenvolver programas de exercício direcionados para a prevenção de doenças profissionais ou para a melhoria da saúde física e mental dos seus trabalhadores, visando um aumento da saúde, felicidade e produtividade, iv) instituições e organismos público-privados que desenvolvam programas de exercício físico visando a ocupação dos tempos livres, a melhoria da condição física e a melhoria da qualidade de vida. Acresce ainda o facto da área de especialização em populações especiais, permitir uma formação específica que visa a prestação de serviços especializados na área da prescrição do exercício físico, em resposta às necessidades especificas de prática de exercício das pessoas com deficiência (física, sensorial, intelectual e comportamental), podendo a sua intervenção profissional ocorrer, nos mesmos contextos profissionais, segundo uma perspetiva inclusiva. Porém, o MES oferece também aos seus estudantes a possibilidade de prosseguirem a sua carreira profissional, direcionando-a
para a área da investigação científica. O plano de estudos contempla a possibilidade, em ambas as áreas de especialização, de atuação em contextos formais de investigação e de produção científica, possibilitando aos estudantes a apresentação de projetos de individuais de investigação, bem como da sua integração em equipas de pesquisa associadas a projetos de investigação em curso.

Regime de Estudo

Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/ Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destinase
a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, de acordo com Regulamento Académico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada
estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade
curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Competências do/a estudante do MES:
1.1Compreender e aplicar o conhecimento especializado em exercício físico, como forma de melhoria da aptidão física, de promoção da saúde e de prevenção da doença.
2.1.Mobilizar o conhecimento especializado em exercício físico e da atividade física adaptada na intervenção em diferentes populações, incluindo-se aquelas com patologias ou deficiências e NE associadas e grupos com elevado risco de morbilidade e mortalidade.
2.2.Cooperar em equipas multidisciplinares na avaliação, prescrição e controlo do exercício orientado para a promoção da saúde e prevenção da doença.
3.1.Criar propostas organizadas de prescrição, implementação e controlo de programas de exercício físico, em pessoas com ou sem deficiência e com diferentes condições ao longo da vida.
4.1.Criar desenhos de investigação adequados no domínio da prescrição do exercício.
5.1.Intervir adequadamente em contextos profissionais diversificados, públicos ou privados, na área do exercício e saúde.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

A qualificação será obtida pela contabilização total de 120 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A aprovação num curso de mestrado pela Universidade de Coimbra permite a candidatura a cursos de doutoramento.

Plano de Estudos

Percursos
Fisiologia do Exercício
Populações Especiais

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: 6125

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2025-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 185/2022

2022-08-10

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Relatório final da Comissão de Avaliação Externa

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos