Illness and Palliative Care Systemic Intervention

Year
1
Academic year
2024-2025
Code
02040424
Subject Area
Psychology
Language of Instruction
Portuguese
Mode of Delivery
Face-to-face
Duration
SEMESTRIAL
ECTS Credits
6.0
Type
Elective
Level
2nd Cycle Studies - Mestrado

Recommended Prerequisites

The student should attend with approval the 1st semester's course Systemic Approach on Health and Illness. He/she should have a good knowledge of English (reading) considering that many bibliographical references are in English.

Teaching Methods

Theoretical and practical teaching with the use of lectures and active methodologies, fostering the articulation between theoretical concepts and their application, through practical exercises and aplications; all material is provided prior to the classes, encouraging research and critical thinking.

Learning Outcomes

Esta uc pretende conduzir ao conhecimento e compreensão crítica dos pressupostos sistémicos subjacentes à noção de doença crónica, e respetiva intervenção, bem como à definição e implementação de Cuidados Paliativos (CP). Como resultados de aprendizagem espera-se que o/a estudante seja capaz de: adquirir uma abordagem holística e não curativa de CP; de identificar as necessidades e compreender os processos de luto(s) da família/cuidadores com um doente terminal em CP; e ainda os processos de adaptação que se desenrolam neste contexto. Para além disso, deve ser capaz de saber como intervir em CP na doença terminal, particularmente no caso oncológico. Deve ainda conhecer e saber como atuar em situações de doença crónica que geram impactos particulares (doença pediátrica ou no casal e SIDA). Finalmente, deve saber desenhar e implementar programas grupais de intervenção, aplicáveis a situações de doença crónica. 

Work Placement(s)

No

Syllabus

Sistémica e doença grave crónica: crise e impacto nos sistemas envolvidos; unidade/s de prestação de cuidados.

I. Cuidados Paliativos (CP): 1. Definição/missão e doença terminal; a) comunicação em CP; c) contextos e profissionais. 2. A família do doente: a) iminência da morte e adaptação; b) impactos psicossociais; c) cuidadores familiares e cuidador principal; d) da crise da morte iminente à resiliência familiar;3. CPe luto- processo, definição e modelos: a) lutos post mortem, antecipatório e complicado; b) luto no sistema familiar. 4.CP em oncologia: a) evidências, avaliação e medidas; d) programas de intervenção.

II. Impactos: 1. Doença pediátrica e família: especificidades; adaptação. 2. Doença crónica e casal: modelo desenvolvimental-contextual de coping diádico; 3. SIDA, família: alterações cognitivas e da resposta emocional, estruturais e processuais; estigma.

III- Intervenção: 1. Grupos multifamílias; 2. Grupos Psicoeducativos: a)pressupostos; b) programas: AVC; cancro; SIDA.

Head Lecturer(s)

Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas

Assessment Methods

Assessment
Synthesis work: 30.0%
Performance of a group work on a continuing basis, with a critical and supported analysis of a chronic illness situation: 30.0%
Mini Tests: 40.0%

Bibliography

Areia, N. (2018). A alegoria da caverna como caminho de descoberta em cuidados paliativos. Necessidades dos familiares de doentes de doentes oncológicos terminais. Tese de doutoramento. UC.

Areia, N., Fonseca, G., Major, S., & Relvas, A. P. (2018). Psychological morbidity in family caregivers of people living with terminal cancer: Prevalence and predictors. Palliative Support Care, 26, 1-8.

Berg, C. A., & Upchurch, R. (2007). A developmental-contextual model of couples coping with chronic illness across the adult life span. Psychological Bulletin, 133(6), 920-954.

Kazak, A. E. (1989). Families of chronically ill children: A systems and social-ecological model of adaptation and challenge. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 57(1), 25–30.

Sousa, L., Mendes, Á., & Relvas, A. P.(2007). Enfrentar a velhice e a doença crónica. Climepsi.

Steinglass, P., Ostroff, J. (2011). Multiple family groups for adult cancer survivors and their families. Family Process, 50(3), 393-409.