Illness and Palliative Care Systemic Intervention
1
2024-2025
02040424
Psychology
Portuguese
Face-to-face
SEMESTRIAL
6.0
Compulsory
2nd Cycle Studies - Mestrado
Recommended Prerequisites
The student should attend with approval the 1st semester's course Systemic Approach on Health and Illness. He/she should have a good knowledge of English (reading) considering that many bibliographical references are in English.
Teaching Methods
Theoretical and practical teaching with the use of lectures and active methodologies, fostering the articulation between theoretical concepts and their application, through practical exercises and aplications; all material is provided prior to the classes, encouraging research and critical thinking.
Learning Outcomes
Esta uc pretende conduzir ao conhecimento e compreensão crítica dos pressupostos sistémicos subjacentes à noção de doença crónica, e respetiva intervenção, bem como à definição e implementação de Cuidados Paliativos (CP). Como resultados de aprendizagem espera-se que o/a estudante seja capaz de: adquirir uma abordagem holística e não curativa de CP; de identificar as necessidades e compreender os processos de luto(s) da família/cuidadores com um doente terminal em CP; e ainda os processos de adaptação que se desenrolam neste contexto. Para além disso, deve ser capaz de saber como intervir em CP na doença terminal, particularmente no caso oncológico. Deve ainda conhecer e saber como atuar em situações de doença crónica que geram impactos particulares (doença pediátrica ou no casal e SIDA). Finalmente, deve saber desenhar e implementar programas grupais de intervenção, aplicáveis a situações de doença crónica.
Work Placement(s)
NoSyllabus
Sistémica e doença grave crónica: crise e impacto nos sistemas envolvidos; unidade/s de prestação de cuidados.
I. Cuidados Paliativos (CP): 1. Definição/missão e doença terminal; a) comunicação em CP; c) contextos e profissionais. 2. A família do doente: a) iminência da morte e adaptação; b) impactos psicossociais; c) cuidadores familiares e cuidador principal; d) da crise da morte iminente à resiliência familiar;3. CPe luto- processo, definição e modelos: a) lutos post mortem, antecipatório e complicado; b) luto no sistema familiar. 4.CP em oncologia: a) evidências, avaliação e medidas; d) programas de intervenção.
II. Impactos: 1. Doença pediátrica e família: especificidades; adaptação. 2. Doença crónica e casal: modelo desenvolvimental-contextual de coping diádico; 3. SIDA, família: alterações cognitivas e da resposta emocional, estruturais e processuais; estigma.
III- Intervenção: 1. Grupos multifamílias; 2. Grupos Psicoeducativos: a)pressupostos; b) programas: AVC; cancro; SIDA.
Head Lecturer(s)
Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas
Assessment Methods
Assessment
Performance of a group work on a continuing basis, with a critical and supported analysis of a chronic illness situation: 30.0%
Synthesis work: 30.0%
Mini Tests: 40.0%
Bibliography
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Kazak, A. E. (1989). Families of chronically ill children: A systems and social-ecological model of adaptation and challenge. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 57(1), 25–30.
Sousa, L., Mendes, Á., & Relvas, A. P.(2007). Enfrentar a velhice e a doença crónica. Climepsi.
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