Systemic Intervention with Multi-challenged Families
1
2024-2025
02040413
Psychology
Portuguese
Face-to-face
6.0
Elective
2nd Cycle Studies - Mestrado
Recommended Prerequisites
NA
Teaching Methods
Análise crítica de exemplos de intervenções baseadas no paradigma do défice vs paradigma do desafio. Experiênciação pessoal de um exemplo de trabalho colaborativo e reflexão sobre as suas potencialidades e dificuldades. Exposição, por parte da docente bem como por parte de profissionais convidados e dos/as estudantes, dos conteúdos programáticos fundamentais ao conhecimento do tipo de intervenção a realizar com as famílias. Rôle-playing e análise de relatos de casos para treino de competências de intervenção com as famílias e com a rede secundária.
Learning Outcomes
No final da unidade curricular espera-se que o/a estudante saiba:
- reconhecer as diferenças, ao nível da visão sobre família e da intervenção a realizar, entre a perspetiva do défice e a do multidesafio;
- reconhecer e aplicar os princípios fundamentais do trabalho colaborativo;
- identificar os vários pedidos/clientes associados a cada pedido de intervenção;
- escutar verdadeiramente a família, ajudando-a a reconhecer a sua visão preferida de vida, as suas forças e fragilidades bem como o tipo de (des)ajuda que tem recebido por parte da rede primária e da secundária;
- co-construir, com a família, os objetivos da intervenção;
- planificar a intervenção a realizar, quer nas modalidades a utilizar, quer no calendário, locais de intervenção e participantes;
- identificar o tipo de informação que pode ser partilhada com elementos da rede secundária e a forma como acorda essa partilha com a família;
- realizar relatórios para as entidades sinalizadoras
Work Placement(s)
NoSyllabus
1. Famílias multidesafiadas: implicações conceptuais e práticas do paradigma do défice vs paradigma do desafio.
2. Desafios, potencialidades e modalidades do trabalho colaborativo.
3. Análise do pedido de intervenção: a) identificação dos pedidos explícitos e ocultos e dos vários clientes envolvidos; b) identificação/reflexão sobre o tipo de informação a partilhar e sobre as possíveis modalidades de partilha.
4. Co-construção dos objetivos e do plano de intervenção: a) como, e com quem, realizar a 1ª sessão; b) como explorar as forças e fragilidades da família e revisitar o seu percurso de assistência e de multidesafios; c) como definir objetivos partilhados de mudança; d) que tipos de intervenção realizar para alcançar tais objetivos (p.e., terapia familiar comunitária; terapia multissistémica).
5. Elaboração de relatórios: a) que tipo de informação partilhar; b) como acordar essa partilha com a família; c) como redigir o relatório.
Head Lecturer(s)
Madalena Moutinho Alarcão Silva
Assessment Methods
Assessment
Defesa do trabalho,com objetivo, de:avaliação do pedido;a sistematização das forças e fragilidades da família, bem como o percurso de assistência que tem tido;a hipótese sistémica;planificação da intervenção com identificação dos objetivos a co-construir,locais da intervenção e participantes. A defesa oral é feita individualmente,na presença do grupo e da turma: 10.0%
Realização de role-playing, no papel de profissional, para avaliação de competências de intervenção: 40.0%
Synthesis work: 50.0%
Bibliography
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Minas, M. (2018). Dinâmicas da reciprocidade no desenvolvimento de indivíduos, famílias, comunidades e programas: Um olhar sobre a pobreza, a conexão e o bem-estar. Tese de doutoramento não publicada. Lisboa: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Summers, J. A., McMann, O.T., & Fuger, K.L. (1997). Critical thinking: A method to guide staff in serving families with multiple challenges. Topics in Early Childhood Special Education, 17(1), 27-52.