Systemic Intervention with Multi-challenged Families

Year
1
Academic year
2024-2025
Code
02040413
Subject Area
Psychology
Language of Instruction
Portuguese
Mode of Delivery
Face-to-face
ECTS Credits
6.0
Type
Elective
Level
2nd Cycle Studies - Mestrado

Recommended Prerequisites

NA

Teaching Methods

Análise crítica de exemplos de intervenções baseadas no paradigma do défice vs paradigma do desafio. Experiênciação pessoal de um exemplo de trabalho colaborativo e reflexão sobre as suas potencialidades e dificuldades. Exposição, por parte da docente bem como por parte de profissionais convidados e dos/as estudantes, dos conteúdos programáticos fundamentais ao conhecimento do tipo de intervenção a realizar com as famílias. Rôle-playing e análise de relatos de casos para treino de competências de intervenção com as famílias e com a rede secundária. 

Learning Outcomes

No final da unidade curricular espera-se que o/a estudante saiba:

- reconhecer as diferenças, ao nível da visão sobre família e da intervenção a realizar, entre a perspetiva do défice e a do multidesafio;  

- reconhecer e aplicar os princípios fundamentais do trabalho colaborativo;

- identificar os vários pedidos/clientes associados a cada pedido de intervenção;

- escutar verdadeiramente a família, ajudando-a a reconhecer a sua visão preferida de vida, as suas forças e fragilidades bem como o tipo de (des)ajuda que tem recebido por parte da rede primária e da secundária;

- co-construir, com a família, os objetivos da intervenção;

- planificar a intervenção a realizar, quer nas modalidades a utilizar, quer no calendário, locais de intervenção e participantes;

- identificar o tipo de informação que pode ser partilhada com elementos da rede secundária e a forma como acorda essa partilha com a família;

- realizar relatórios para as entidades sinalizadoras    

Work Placement(s)

No

Syllabus

1. Famílias multidesafiadas: implicações conceptuais e práticas do paradigma do défice vs paradigma do desafio.

2. Desafios, potencialidades e modalidades do trabalho colaborativo.

3. Análise do pedido de intervenção: a) identificação dos pedidos explícitos e ocultos e dos vários clientes envolvidos; b) identificação/reflexão sobre o tipo de informação a partilhar e sobre as possíveis modalidades de partilha.

4. Co-construção dos objetivos e do plano de intervenção: a) como, e com quem, realizar a 1ª sessão; b) como explorar as forças e fragilidades da família e revisitar o seu percurso de assistência e de multidesafios; c) como definir objetivos partilhados de mudança; d) que tipos de intervenção realizar para alcançar tais objetivos (p.e., terapia familiar comunitária; terapia multissistémica).

5. Elaboração de relatórios: a) que tipo de informação partilhar; b) como acordar essa partilha com a família; c) como redigir o relatório.   

Head Lecturer(s)

Madalena Moutinho Alarcão Silva

Assessment Methods

Assessment
Defesa do trabalho,com objetivo, de:avaliação do pedido;a sistematização das forças e fragilidades da família, bem como o percurso de assistência que tem tido;a hipótese sistémica;planificação da intervenção com identificação dos objetivos a co-construir,locais da intervenção e participantes. A defesa oral é feita individualmente,na presença do grupo e da turma: 10.0%
Realização de role-playing, no papel de profissional, para avaliação de competências de intervenção: 40.0%
Synthesis work: 50.0%

Bibliography

Fraenkel, P. (2006). Engaging families as experts: Collaborative family program development. Family Process, 45(2), 237-257.

Imber-Black, E. (1988). famillies and larger systems: A family therapist's guide through the labyrinth. New York: The Guilford Press.

Madsen, W.C. (2009). Collaborative helping: A practice framework for family-centered services. Family Process, 48, 103-116.

Madsen, W.C. (2007). Collaborative therapy with multi-stressed families. New York: The Guilford Press.

Minas, M. (2018). Dinâmicas da reciprocidade no desenvolvimento de indivíduos, famílias, comunidades e programas: Um olhar sobre a pobreza, a conexão e o bem-estar. Tese de doutoramento não publicada. Lisboa: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Summers, J. A., McMann, O.T., & Fuger, K.L. (1997). Critical thinking: A method to guide staff in serving families with multiple challenges. Topics in Early Childhood Special Education, 17(1), 27-52.