Systemic Therapy with the Individual
1
2024-2025
02040342
Psychology
Portuguese
Face-to-face
SEMESTRIAL
3.0
Compulsory
2nd Cycle Studies - Mestrado
Recommended Prerequisites
It is recommended to attend with approval in the 1st semester Family Therapies: Schools and Pioneers. The student should have a good knowledge of English (reading) considering that many references are in English
Teaching Methods
Ensino teórico-prático com recurso a métodos expositivos, discussão sobre leituras específicas e materiais clínicos (p.ex. vinhetas, vídeos, análise de casos clínicos), trabalhos de grupo, articulados com métodos ativos (p.ex. role-playing) para treino de aplicação dos conteúdos.
Learning Outcomes
Objetivos: nesta unidade curricular espera-se a aquisição de competências relacionadas com a terapia individual sistémica enquanto modalidade autónoma face a outras mais (re)conhecidas como, p.ex. a terapia familiar conjunta. Pretende-se também dar a conhecer os conceitos, modelos de aplicação e prática clínica que lhe estão associados.
No final da u.c. o/a estudante será capaz de:
1) definir e caracterizar a Terapia Individual Sistémica (TIS) como modalidade regular no campo de atuação da intervenção sistémica;
2) identificar as estratégias e técnicas da terapia sistémica aplicáveis em TIS e ser capaz de as utilizar;
3) reconhecer as condições de indicação para a realização de TIS e identificar quais os respetivos objetivos;
3) conduzir um processo terapêutico em TIS, integrando e articulando os contributos de diferentes modelos da terapia sistémica;
4) avaliar fundamentada e criticamente a aplicabilidade, objetivos, potencialidades e limites destas intervenções terapêuticas.
Work Placement(s)
NoSyllabus
1. A Terapia Individual Sistémica (TIS): a) Contexto de desenvolvimento, da TGS ao construtivismo e construcionismo; b) terapia individual vs terapia familiar, semelhanças e diferenças; c) dilemas e fundamentos concetuais, clínicos e empíricos; c) definição da TIS.
2. A TIS como modalidade regular de terapia: a) indicações, objetivos, processo terapêutico – avaliação, desenvolvimento e duração; b) papel do terapeuta.
3. Conceitos e estratégias de intervenção sistémicos aplicados à TIS; a) desenvolvimentos da Escola de Milão (Bertrando & Boscolo); b) contributos da abordagem transgeracional de Bowen (McGoldrick & Carter); c) terapias breves e modelos colaborativos e narrativos (DeShazer; M. White); d) TIS com a participação de familiares significativos (A.Canevaro).
4. Técnicas sistémicas e sua utilização em TIS (e.g. tarefas terapêuticas, técnicas ativas).
Head Lecturer(s)
Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas
Assessment Methods
Assessment
Mini Tests: 30.0%
Synthesis work: 30.0%
Project: 40.0%
Bibliography
Amorim, A. S.&Silva, I.M.(2017).A Terapia Individual Sistêmica e o Uso de Técnicas Narrativas.In D. Amparo; E.Lazzarini; Silva, I.&Polejack, L.(org).Psicologia Clínica e Cultura Contemporânea 3,710-737.
Boscolo,L.&Bertrando, P.(1996).Systemic Therapy with Individuals. Karnac Books.
Canevaro, A.(2012).Terapia individual sistémica con la participación de familiares significativos. Morata.
Hedges, F.(2005).An Introduction to Systemic Therapy with Individuals: A Social Construcionist Approach.Red Globe Press.
McGoldrick, M.&Carter, B.(2001).Advances in coaching: Family therapy with person.Journal of Marital and Family Therapy,27,281–300.
Pinsof., W. M., Breunlin, D. C., Russell, W. P., Lebow, J., Rampage, C., & Chambers, A. L.(2018).Integrative systemic therapy: Metaframeworks for problem solving with individuals, couples, and families.APA.
Tramonti,F.&Fanali, A.(2015).Toward an Integrative Model for Systemic Therapy with Individuals Journal. Journal of Family Psychotherapy,26,178-189.