Dissertation in Forensic Clinical Psychology
2
2023-2024
02040189
Psychology
Portuguese
Face-to-face
30.0
Compulsory
2nd Cycle Studies - Mestrado
Recommended Prerequisites
Students must have successfully completed the 1ª year of the Master
Teaching Methods
O ensino articula horas de acompanhamento tutorial, realizadas pelo orientador da dissertação, e horas de seminário focadas no tratamento dos dados. No início do ano são, ainda, definidos dois momentos de discussão do trabalho já realizado pelo estudante.
Learning Outcomes
Objetivo de ensino:
- Desenvolver competências de investigação científica e familiarizar os/as estudantes com o processo de pesquisa e divulgação dos resultados;
- Aprofundar os conhecimentos de metodologia e estatística adequados ao tratamento dos dados gerados pelo projeto científico em causa;
- Promover a escrita científica.
Objetivos de aprendizagem: No fim da uc, os/as estudantes devem saber:
- Realizar uma revisão crítica do estado da arte;
- Realizar eventuais ajustamentos ao projeto de investigação, se necessário e de forma fundamentada;
- Fazer um adequado tratamento de dados e sua discussão, em articulação com a revisão do estado da arte;
- Discutir o seu trabalho com outros membros da comunidade científica.
Work Placement(s)
NoSyllabus
The syllabus integrate major themes of Forensic Psychology, namely Psychology of testimony, psychological evaluation in forensic context, development and validation of intervention programs with forensic populations. Year after year the dissertation topics are defined with each student and the respective supervisor.
Head Lecturer(s)
Madalena Moutinho Alarcão Silva
Assessment Methods
Assessment
Research work: 100.0%
Bibliography
Bell, J. (2010).Doing your research project: a guide for first time researchers in education and social science. Milton Keynes: Open University Press.
Brough, P. (2019). Advanced research methods for applied psychology: design, analysis and reporing. New York : Routledge, Taylor & Francis Group
Cowburn, M., Gelsthorpe, L., & Wahidin (2017). Research ethics in criminology: dilemmas, issues and solutions. New York, NY : Routledge, Taylor & Francis Group.
Goodwin, K. A., & Goodwin, C. J. (2018). Research in psychology: methods and design. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
Norton, L. (2019). Action research in teaching and learning : a practical guide to conducting pedagogical research in universities. New York: Routledge, Taylor & Francis Group.
Zahn, M. A., Brownstein, H. H., & Jackson, S. L. (2015). New York: Routledge, Taylor & Francis Group.