Neuropsychological Assessment: Children and Adolescents

Year
1
Academic year
2024-2025
Code
02039999
Subject Area
Psychology
Language of Instruction
Portuguese
Mode of Delivery
Face-to-face
Duration
SEMESTRIAL
ECTS Credits
6.0
Type
Compulsory
Level
2nd Cycle Studies - Mestrado

Recommended Prerequisites

NA

Teaching Methods

 

1. Apresentação dos objetivos da unidade curricular, das metodologias de ensino e avaliação e dos conteúdos programáticos;

2. Exposição oral e ensino dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes tipos de materiais: visual (e.g., powerpoint), audiovisual (e.g., vídeo), testing (incluindo manuais de administração e cotação, folhas de protocolo) e bibliográfico;

3. Realização de exercícios de administração, cotação e interpretação dos instrumentos de avaliação em contexto de sala de aula.

Learning Outcomes

Objectivos:       

1. Proporcionar uma visão ampla e integrada do processo de Avaliação Neuropsicológica, considerando os contextos educativo/escolar e pediátrico.

2. Ensinar domínios/funções (incluindo respetivas bases neuroanatómicas) a considerar na avaliação de crianças e adolescentes, incluindo os que que apresentam diferentes perturbações neurodesenvolvimentais.

3. Ensinar técnicas e instrumentos necessários para avaliar diferentes funções/domínios.

Competências a desenvolver:

1. Conhecimento dos desenvolvimentos teóricos e práticos na área da Avaliação Neuropsicológica de crianças e adolescentes.

2. Desenvolver competências de administração e cotação de testes e outros instrumentos e técnicas de avaliação neuropsicológica necessários ao exame de diferentes funções/domínios.

3. Compreender a importância do trabalho multidisciplinar e o modo como a Avaliação Neuropsicológica e os seus protocolos podem/devem informar processos e práticas em contextos educativos/pediátricos.

Work Placement(s)

No

Syllabus

Pediatric Clinical Neuropsychology and School Neuropsychology.

An Integrated Model of the Neuropsychological Assessment process.

Functions/Domains: Intelligence; Learning and Memory; Language; Attention and Processing Speed; Executive Functions; Visual Motor functioning; Emotional and behavior functioning. Neuroanatomic foundations.

Techniques: Clinical Interview, Observation and Tests. Wechsler Intelligence Scales (WISC and WPPSI versions); Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC); Performance Validity Testing.

Special issues: Assessment protocols and profile results in several Childhood and Adolescence Disorders (Specific Learning Disabilities; Specific Language Impairment; Borderline Intellectual Functioning; Autism Spectrum Disorders; Attention-Deficit Hyperactivity Disorder; Traumatic Brain Injury; Epilepsies; Metabolic Disorders).

Written Report.

Translating evaluation results into school and home contexts.

Head Lecturer(s)

Marcelino Arménio Martins Pereira

Assessment Methods

Assessment
Exercícios práticos de administração e cotação em contexto de sala de aula: 10.0%
Duas frequências de avaliação de conhecimentos (45% + 45%): 90.0%

Bibliography

 

Baron, I. S. (2018). Neuropsychological evaluation of the child: Domains, methods, & case studies (2nd ed.). New York: Oxford University Press.

Davis, A. (Ed.) (2011). Handbook of pediatric neuropsychology. Springer.

Glasel, H., & Mazeau, M. (2017). Conduite du bilan neuropsychologique chez l’enfant (3iéme éd.). Masson.

Miller, D. C., & Maricle, D. E. (2019). School neuropsychological assessment (3rd ed.). Wiley.

Reinstein, D. & Burau, D. E. (2014). Integrating neuropsychological and psychological evaluations: Assessing and helping the whole child. Routledge.

Riccio, C., Sullivan, J. R., & Cohen, M. J. (Ed.) (2010). Neuropsychological assessment and intervention for childhood and adolescent disorders. Wiley.

Roy, A. et al. (2017). Neuropsychologie de l'enfant: Approches cliniques, modélisations théoriques et méthodes. DeBoeck.

Simões, M. R. et al. (2016). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Manual Técnico. Cegoc.