Family interventions in forensic context
4
2020-2021
02038520
Psychology
Portuguese
Face-to-face
SEMESTRIAL
6.0
Elective
2nd Cycle Studies - Mestrado
Recommended Prerequisites
1st degree in psychology, preferencially with general knowledge in forensic psochology and systemic therapy.
Teaching Methods
As metodologias de ensino combinam momentos de exposição (por parte do docente/estudantes) com a visualização de programas/análise de casos práticos. O jogo de papeis (rôle-play) será também uma estratégia usada para o treino de competências A análise critica de alguns artigos será ainda uma opção do processo de ensino-aprendizagem.
Learning Outcomes
Com esta unidade curricular pretende-se que os/as estudantes conheçam diversas estratégias de intervenção com famílias que estejam envolvidas em contextos judiciais, nomeadamente no âmbito da promoção e proteção de crianças e jovens, da regulação das responsabilidades parentais ou da intervenção tutelar educativa.
No final da unidade curricular, espera-se que os/as estudantes saibam:
- definir o tipo de intervenção mais adequada a cada caso
- organizar o plano de intervenção e resolver dificuldades que possam surgir durante a intervenção
- analisar, criticamente, os resultados da intervenção
Work Placement(s)
NoSyllabus
1. Porquê, para quê, onde e como trabalhar com famílias em contextos forenses?
2. Intervenções psicoeducativas em contextos forenses
2.1. Educação parental em situações de elevado conflito e com processo judicial ou não judicial
2.2. Grupos psicoeducativos com familiares de vítimas, de agressores ou de crianças e jovens em acolhimento residencial
3. Resolução alternativa de conflitos em situações de disputa parental - mediação familiar
4. Intervenções multisistémicas em contextos forenses
4.1. Terapia multissistémica com famílias de jovens delinquentes
4.2. Terapia Familiar Comunitária com famílias com crianças e jovens em risco ou perigo
4.3. Terapia multifamiliar com crianças ou jovens em acolhimento residencial
5. Casos práticos para análise e discussão de propostas de intervenção e simulação de intervenções para treino de competências clínicas.
Head Lecturer(s)
Madalena Moutinho Alarcão Silva
Assessment Methods
Assessment
Oral: 10.0%
Mini Tests: 40.0%
Synthesis work: 50.0%
Bibliography
- Farinha, A., & Lavadinho, C. (1997). Mediação Familiar e responsabilidades parentais. Coimbra: Almedina, 1997.
- Henggeller, S., & Schaeffer, C. (2016). Multisystemic therapy: Clinical overview, outcomes, and implementation research. Family Process, 55, 514-528.
- Kuehnle, K. & Drozd, L. (Eds.) (2012). Parenting plan evaluations: Applied research for the family court. New York: Oxford University Press.
- Rojano, R. (2004). The practice of community family therapy. Fam. Ther., 43, 1, 59-77.
- van der Stouwe, T., Asscher, J., Stams, G., Dekovic, M., & van der Laan (2014). The effectiveness of multisystemic therapy: A meta-analysis. Clinical Psychology Review, 34(6), 468-481.
- Taylor, A. (2010). The handbook of family dispute resolution: Mediation theory and practice. São Francisco: Jossey-Bas.