Theoretical Constructions of Peace

Year
1
Academic year
2010-2011
Code
01638590
Subject Area
Political Sciences - International Relations
Language of Instruction
Portuguese
Mode of Delivery
Face-to-face
Duration
SEMESTRIAL
ECTS Credits
10.0
Type
Compulsory
Level
3rd Cycle Studies

Teaching Methods

Regime de seminário.

Learning Outcomes

O seminário tem por objectivo introduzir os/as estudantes às principais correntes e debates teóricos relativos ao estudo da paz, explanando o quadro teórico diverso que lhe serve de base. Pretende-se com este seminário, para além de um conhecimento aprofundado sobre os debates, desenvolver capacidades argumentativas e competências de análise crítica.

Work Placement(s)

No

Syllabus

Este seminário analisa a discussão sobre o conceito de paz à luz das principais correntes teóricas, nomeadamente nas perspectivas idealista, realista, e marxista. A contribuição dos Estudos para a Paz para a construção teórica da paz. A paz pós-liberal: uma análise crítica.

Head Lecturer(s)

Maria Raquel de Sousa Freire

Bibliography

ADOLF, Antony – Peace: a world history. Cambridge : Polity Press, 2009. BARASH, David P. ; WEBEL, Charles P. - Peace and conflict studies. 2nd ed.. Thousand Oaks : Sage Publications, 2009. BREWER, John – Peace processes : a sociological approach. Cambridge : Polity Press, 2010. CORTRIGHT, David - Peace : a history of movements and ideas. Cambridge : Cambridge University Press, 2008. HÈOFFE, Otfried - Kant's cosmopolitan theory of law and peace. Cambridge : Cambridge University Press, 2006. KANT, Immanuel – Perpetual peace. Filiquarian Publishing, 2007. [ed. portuguesa: BP 141 KAN]. PARCHAMI, Ali - Hegemonic peace and empire : the Pax Romana, Britannica and Americana. London ; New York : Routledge, 2009. RICHMOND, Oliver P. - Peace in international relations : a new agenda. New York : Routledge, 2008. RICHMOND, Oliver P. – The transformation of peace. Basingstoke : Palgrave Macmillan, 2007. STRATEGIES of peace. Edited by Daniel Philpott and Gerard F. Powers. Oxford : Oxford University Press, 2010.