E-commerce

Year
1
Academic year
2015-2016
Code
01661079
Subject Area
Management
Language of Instruction
Portuguese
Mode of Delivery
Face-to-face
Duration
SEMESTRIAL
ECTS Credits
6.0
Type
Elective
Level
2nd Cycle Studies - Mestrado

Recommended Prerequisites

Assume-se o conhecimento de conceitos básicos de gestão, e conhecimento de informática (do ponto de vista do/a utilizador/a). 

Teaching Methods

A unidade curricular será leccionada usando métodos expositivos e participativos em aulas que assumem participação relevante dos/as alunos/as. Os/as alunos/as terão à sua disposição um conjunto de testes de escolha múltipla (disponibilizados pela plataforma de e-learning moodle) bem como fóruns de discussão associados à disciplina e monitorizados pelo docente. 

Learning Outcomes

Pretende-se que o/a aluno/a obtenha competências para: reconhecer os diferentes tipos de aplicação de comércio electrónico, as suas vantagens e desafios; reconhecer a evolução histórica do comércio electrónico, e as tendências de evolução para o futuro próximo; e reconhecer as diferentes ferramentas tecnológicas usadas na área, bem como ser capaz de comparar diferentes estratégias tecnológicas de acordo com a área de implantação do negócio.

Work Placement(s)

No

Syllabus

Trata-se de uma unidade curricular genérica que aborda os diversos temas associados ao comércio electrónico (e-commerce) e negócio electrónico (e-business), de um ponto de vista de gestão. Programa: 1. Introdução ao E-business e ao comércio electrónico; 1.1. Conceitos introdutórios; 1.2. Mercados electrónicos e fundamentos do comércio electrónico; 1.3 Infra-estrutura e fundamentos do E-business; 1.4 Ambiente do E-business: questões legais, éticas e fiscais; 1.5 Tecnologias e aplicações da mesma. 2. Estratégia e aplicações. 2.1 Estratégia para o E-business; 2.2 Aplicações "viradas para o interior" (B2B); 2.3 Aplicações "viradas para o exterior" (B2C); 2.4 Aplicações entre clientes (C2C). 3. Implementação; 3.1 Análise e projecto de sistemas.

Head Lecturer(s)

Manuel Paulo Albuquerque Melo

Bibliography

CHAFFEY, Dave — E-business and e-commerce management : strategy implementation, and practice. 4th ed. Harlow : Financial Times/Prentice Hall, 2009. [ed. 2007: BP 339.3 CHA]. FRIEDMAN, Thomas — O mundo é plano : uma história breve do século XXI. Ed. act. e ampl. Lisboa : Actual Editora, 2007. [BP 316.334.2 FRI]. LAUDON, Kenneth C. ; TRAVER, Carol Guercio — E-commerce: business, technology, society 2009. 6th ed. Upper Saddle River : Prentice Hall, 2009. [ed. de 2008: BP 339.3 LAU]. SCHNEIDER, Gary P. — Electronic commerce. 7th annual ed. Boston : Thomson/Course Technology, 2007. [BP 339.3 SCH]. TAPSCOTT, Don ; WILLIAMS, Anthony D. — Wikinomics : a nova economia das multidões inteligentes. Matosinhos : Quidnovi, 2007. [BP 330.1 TAP].