Bachelor’s Degree in Mathematics

General Objectives of the Course

A licenciatura em Turismo, Território e Patrimónios tem como finalidade proporcionar aos alunos conhecimentos, aptidões e competências a nível teórico, prático e metodológico nos domínios onde o turismo, o território e o património constituam as temáticas centrais. Estes assumem cada vez maior relevância (em resultado da consolidação e diversificação das práticas) no mercado laboral.
Com base numa visão sistémica e humanista do turismo, território e património, enquanto plataformas que estabelecem pontes e favorecem o diálogo entre culturas, e promovem uma atitude de cultura e cidadania ativa, pretende também incentivar a participação experimental dos estudantes no mercado de trabalho através de estágios extracurriculares a realizar de forma voluntária em entidades de referência (entidades regionais, câmaras e empresas municipais, unidades de alojamento, empresas de animação, museus, estâncias termais, agência de viagens, entre outras) nas áreas fundamentais deste ciclo de estudos.

Admission Requirements

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Um dos seguintes conjuntos:
04 Economia
09 Geografia
ou
09 Geografia
11 História
ou
04 Economia
18 Português
ou
09 Geografia
18 Português
ou
11 História
18 Português
ou
16 Matemática
18 Português

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 95 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

This information does not exempt the consultation of the webpage of the Directorate General of Higher Education (DGES) and/or of the Applicants website. Please, visit the DGES and the Applicants websites

Professional Goals

Investigador, Técnico de Turismo, Guia-intérprete, Correio Turístico, Transferista, Assistente de Congressos, Diretor de Restauração e Hotelaria, Técnico Superior da Administração Pública, Quadro Superior da Administração Pública, Profissional de Relações Públicas.

Mode of Study

Presencial

Teaching / Evaluation language(s)

Língua Portuguesa

Examination Regulations, Assessment and Grading

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular.

Learning Objectives and Intended Skills

No plano do saber pretende-se que os estudantes: conheçam o significado e a evolução dos conceitos de turismo, território e património; compreendam as práticas e os fundamentos do território e do turismo; explicitem as relações entre turismo, território e património; identifiquem as estruturas organizacionais e os instrumentos operativos do turismo e do património; demonstrem o contributo do turismo, território e património para o desenvolvimento sustentável dos territórios e das populações, em contextos geográficos do global ao local. Ao nível das aptidões e competências, os estudantes devem: aplicar conhecimentos específicos e ferramentas de trabalho; desenvolver capacidades de reflexão, pesquisa, conceção, coordenação e planeamento/gestão que permitam elevada autonomia para o desenvolvimento de trabalhos de investigação (designadamente no 2.º ciclo de estudos) ou para o exercício de uma atividade profissional especializada nas áreas matriciais da licenciatura.

Course Coordinator(s)

Ana Maria Balbino Caldeira
anacaldeira@uc.pt

Carlos Manuel Batista Cardoso Ferreira
cmbcferreira@gmail.com

Recognition of Prior Learning

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra, na redação atual.

Qualification Requirements and Regulations

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual.

Graduation Requirements

Obtenção de aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 180 ECTS.

Access to Further Studies

A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de segundo ciclo.

Study Programme

Paths
Turismo, Território e Patrimónios
Turismo, Território e Patrimónios com Menor

Academic year
2025-2026

Course Type
1st Cycle Studies

DGES Code: 9209

Qualification Awarded: Bachelor's Degree

Duration: 6 Semester(s)

ECTS Credits: 180.0


Applications

Call for Applications


Accreditations

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2024-07-31 a 2030-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 98/2015/AL02

2025-01-08

Documents