Alexandre Franco de Sá nasceu em Lisboa, a 5 de Maio de 1972. Realizou estudos na Universidade Católica Portuguesa, na Universidade de Lisboa, na Universidade Albert Ludwig (Freiburg, Alemanha) e na Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2007.

Professor no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é Director do Curso de Licenciatura em Filosofia e do Curso de Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário.

Como investigador, participa da Unidade I&D Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, sediada na Universidade de Coimbra, colaborando também com o Instituto de Filosofia Prática, da Universidade da Beira Interior (Covilhã). Participa também no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil).

Recebeu, em 2002, o Prémio União Latina - Fundação para a Ciência e Tecnologia de Tradução Científica, pela tradução do alemão do livro Holzwege de Martin Heidegger, e o Prémio FLUC-Ensino em 2020, que distingue a excelência no Ensino na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Tem trabalhos em vários domínios dos estudos filosóficos, desde a história da filosofia, ontologia, metafísica, fenomenologia e ética.  O seu campo de investigação privilegiado é o da Filosofia Social e Política.

 
A sua fotografia