Realidade Escolar II

Ano
1
Ano lectivo
2013-2014
Código
02002398
Área Científica
Formação Educacional Geral
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos.

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos é feito com uma abordagem teórica e experiencial, construindo um quadro de referência de base, através de aulas, atividades de observação e análise da realidade escolar que, nesta unidade, incidem sobretudo no nível "micro" do sistema educativo. Para concretizar tais objetivos, os estudantes deslocar-se-ão às escolas, com que a UC estabelecer protocolos, para contactar e observar as suas estruturas e atividades. Esta abordagem é complementada com a análise de aspetos da dinâmica da aula, numa perspetiva compreensiva e interventiva com estratégias de simulação.

Resultados de Aprendizagem

Integrar saberes com vista ao desenvolvimento profissional dos futuros professores.

Desenvolver uma grelha de análise das situações educativas que sustente uma prática docente fundamentada e reflectida.

Consciencializar a complexidade da função docente e das situações educativas, incidindo sobretudo na dinâmica e no funcionamento da aula.

Estágio(s)

Não

Programa

I - A turma: dinâmicas individuais e de grupo; representações e expectativas na relação educativa; intervenções psicopedagógicas em casos especiais

II - Gestão da aula e disciplina: elementos e dinâmica da gestão da aula; estratégias de motivação e de disciplina; a gestão de conflitos na turma

III - Ensino e avaliação: bases para um ensino eficaz; estratégias de ensino, investigação e cooperação;  concepções e práticas de avaliação

IV - Desenvolvimento pessoal e profissional docente: das competências do professor à aprendizagem do aluno; análise e treino de competências de comunicação e de relacionamento interpessoal

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 15.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Amado, J. (2002). Indisciplina e violência na escola. Porto. Asa.

Arends, R (2001). Aprender a ensinar. Lisboa. McGrawHill.

Estrela, T (1998). Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na sala de aula. Porto. Porto Editora.

Smith, c. e Strick, L. (2001). Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre. Artmed.

Spinthall e Sprinthall (2003). Psicologia Educacional. Lisboa. McGrawHill.

Zabalza, M (2003). Planificação e desenvolvimento curricular. Porto. Asa.