Realidade Escolar II
1
2013-2014
02002398
Formação Educacional Geral
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pré-requisitos.
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos é feito com uma abordagem teórica e experiencial, construindo um quadro de referência de base, através de aulas, atividades de observação e análise da realidade escolar que, nesta unidade, incidem sobretudo no nível "micro" do sistema educativo. Para concretizar tais objetivos, os estudantes deslocar-se-ão às escolas, com que a UC estabelecer protocolos, para contactar e observar as suas estruturas e atividades. Esta abordagem é complementada com a análise de aspetos da dinâmica da aula, numa perspetiva compreensiva e interventiva com estratégias de simulação.
Resultados de Aprendizagem
Integrar saberes com vista ao desenvolvimento profissional dos futuros professores.
Desenvolver uma grelha de análise das situações educativas que sustente uma prática docente fundamentada e reflectida.
Consciencializar a complexidade da função docente e das situações educativas, incidindo sobretudo na dinâmica e no funcionamento da aula.
Estágio(s)
NãoPrograma
I - A turma: dinâmicas individuais e de grupo; representações e expectativas na relação educativa; intervenções psicopedagógicas em casos especiais
II - Gestão da aula e disciplina: elementos e dinâmica da gestão da aula; estratégias de motivação e de disciplina; a gestão de conflitos na turma
III - Ensino e avaliação: bases para um ensino eficaz; estratégias de ensino, investigação e cooperação; concepções e práticas de avaliação
IV - Desenvolvimento pessoal e profissional docente: das competências do professor à aprendizagem do aluno; análise e treino de competências de comunicação e de relacionamento interpessoal
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 15.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Amado, J. (2002). Indisciplina e violência na escola. Porto. Asa.
Arends, R (2001). Aprender a ensinar. Lisboa. McGrawHill.
Estrela, T (1998). Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na sala de aula. Porto. Porto Editora.
Smith, c. e Strick, L. (2001). Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre. Artmed.
Spinthall e Sprinthall (2003). Psicologia Educacional. Lisboa. McGrawHill.
Zabalza, M (2003). Planificação e desenvolvimento curricular. Porto. Asa.