Ensino da Matemática II
1
2013-2014
02002387
Didácticas Específicas (Matemática)
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Primeiro ciclo de estudos com forte formação científica em Matemática e Ensino da Matemática I.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino utilizados são variados e dependem da matéria leccionada. Usa-se o método expositivo para uma comunicação de conteúdos com carácter mais teórico, trabalho de grupo para discussão e análise de temas matemáticos mais complexos, actividades individuais de indole teórico-prática para aprofundamento de áreas mais polémicas.
Resultados de Aprendizagem
Nesta disciplina pretende-se que os alunos revisitem os conteúdos programáticos de Matemática dentro das áreas de Probabilidades e Estatística e de Análise Infinitesimal nos níveis dos Ensinos Básico (3ºciclo) e Secundário com um olhar de futuros professores de Matemática. Partindo das exigências dos programas em cada nivel de escolaridade, discutimos estes conteúdos e aprofundamos algumas matérias já esquecidas pelos estudantes ou que tenham ficado mal consolidadas. Em Probabilidades e Estatística estudamos as várias definições possíveis, aprofundando a teoria de contagem e o cálculo combinatório. Na Análise abordamos as noções de continuidade e de derivabilidade passando pelo estudo pormenorizado de algumas funções reais de variável real.
Competências genéricas: análise e sintese, organização e planeamento, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, espírito crítico, criatividade e iniciativa, aplicação do conhecimento teórico a problemas de modelação práticos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tema 1- ESTATISTICA: organização e interpretação de dados; medidas de localização e de dispersão; distribuições bidimensionais.
Tema 2- PROBABILIDADE: experiências aleatórias, espaço de resultados, acontecimento; definição de Laplace e axiomática de Kolmogorov; probabilidade condicional e independência; técnicas de contagem e cálculo combinatório; distribuições normal e binomial.
Tema 3 - ANÁLISE REAL: monotonia, limitação e convergência de uma função real de variável real; continuidade e derivabilidade; estudo completo de uma função real de variável real.
Docente(s) responsável(eis)
Helena Maria Mamede Albuquerque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Programas de Matemática do Ensino Secundário: http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/
História da Matemática, Carl Boyer, Editora Edgar Blucher Lda, Brasil, 1974
Cálculo, Serge Lang, Livros Técnicos e Cientificos Editora S. A. , Rio de Janeiro, 1997
Curso de Análise, Elon Lages Lima, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 1997
An Introduction To Difference Equations, Saber N.Elaydi, Undergraduate texts in Mathematics, 1943
Probabilidades e Estatistica, Murray R.Spiegel, MacGraw - Hill, S.Paulo , 1978
Matemática Discreta, J.M. Simões Pereira, Editora Luz da Vida Lda, 2006