Realidade Escolar I

Ano
1
Ano lectivo
2013-2014
Código
02002359
Área Científica
Formação Educacional Geral
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos.

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e experiencial, construindo um quadro de referência de base, quer através de aulas, quer de atividades de observação e análise da realidade escolar que, no caso de  Realidade Escolar I, incidem sobretudo no nível macro do sistema educativo. Para melhor concretizar estes objetivos, os estudantes deslocar-se-ão às escolas com as quais a UC estabelecer protocolos, de modo a contactar com algumas das suas estruturas e a observar algumas atividades.

Resultados de Aprendizagem

Integrar saberes com vista ao desenvolvimento profissional dos futuros professores

Desenvolver uma grelha de análise das situações educativas que sustente uma prática docente fundamentada e reflectida.

Consciencializar a complexidade da função docente e das situações educativas, incidindo sobretudo no nível macro do sistema educativo.

Estágio(s)

Não

Programa

I - Concepções de educação e de ensino: evolução das ideias em educação;  educação tradicional, educação nova, educação pós-moderna; concepções pessoais de ensino

II - O sistema educativo português: breve evolução histórica do sistema educativo português: da Lei nº 46/86 às principais reformas; reorganização curricular do ensino básico e secundário: princípios e práticas; o conceito e a prática das competências; novas áreas curriculares: estudo acompanhado, área de projecto e formação cívica; insucesso escolar: resultados internacionais e nacionais e projectos de ensino da matemática e das ciências

III - A escola - aspectos organizacionais e interpessoais: o funcionamento da escola como organização - organograma, estruturas de funcionamento e respectivas funções; o clima escolar e a dinâmica da comunidade educativa.

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Outra: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 15.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Alves, R. (2002). A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Lisboa. Asa.

Arends, R (2001). Aprender a ensinar. Lisboa. McGrawHill

Carbonell, J. (Ed.) (2003). Pedagogias do Século XX. Porto Alegre. Artmed

Carvalho, R. (1986). História do ensino em Portugal. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian

Delors, J. (1996). A educação ou a utopia necessária. In Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Educação: um tesouro a descobrir. Lisboa. ASA.

Legislação essencial para o professor (4ª edição, 2005). Porto. Porto Editora.

Ministério da Educação. Colecção Falar Educação. Lisboa.

Magalhães, A. e Alçada, I.(2002). Saiba o indispensável sobre…as escolas portuguesas hoje. Como se administram?

Nogueira, C. e Silva, I. (2003). Cidadania. Construção de novas práticas no contexto educativo. Lisboa. Asa.

Teixeira, M. (2002). O professor e a escola. Perspectivas organizacionais. Lisboa McGrawHill.