Realidade Escolar I
1
2013-2014
02002359
Formação Educacional Geral
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pré-requisitos.
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e experiencial, construindo um quadro de referência de base, quer através de aulas, quer de atividades de observação e análise da realidade escolar que, no caso de Realidade Escolar I, incidem sobretudo no nível macro do sistema educativo. Para melhor concretizar estes objetivos, os estudantes deslocar-se-ão às escolas com as quais a UC estabelecer protocolos, de modo a contactar com algumas das suas estruturas e a observar algumas atividades.
Resultados de Aprendizagem
Integrar saberes com vista ao desenvolvimento profissional dos futuros professores
Desenvolver uma grelha de análise das situações educativas que sustente uma prática docente fundamentada e reflectida.
Consciencializar a complexidade da função docente e das situações educativas, incidindo sobretudo no nível macro do sistema educativo.
Estágio(s)
NãoPrograma
I - Concepções de educação e de ensino: evolução das ideias em educação; educação tradicional, educação nova, educação pós-moderna; concepções pessoais de ensino
II - O sistema educativo português: breve evolução histórica do sistema educativo português: da Lei nº 46/86 às principais reformas; reorganização curricular do ensino básico e secundário: princípios e práticas; o conceito e a prática das competências; novas áreas curriculares: estudo acompanhado, área de projecto e formação cívica; insucesso escolar: resultados internacionais e nacionais e projectos de ensino da matemática e das ciências
III - A escola - aspectos organizacionais e interpessoais: o funcionamento da escola como organização - organograma, estruturas de funcionamento e respectivas funções; o clima escolar e a dinâmica da comunidade educativa.
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Outra: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 15.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Alves, R. (2002). A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Lisboa. Asa.
Arends, R (2001). Aprender a ensinar. Lisboa. McGrawHill
Carbonell, J. (Ed.) (2003). Pedagogias do Século XX. Porto Alegre. Artmed
Carvalho, R. (1986). História do ensino em Portugal. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian
Delors, J. (1996). A educação ou a utopia necessária. In Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Educação: um tesouro a descobrir. Lisboa. ASA.
Legislação essencial para o professor (4ª edição, 2005). Porto. Porto Editora.
Ministério da Educação. Colecção Falar Educação. Lisboa.
Magalhães, A. e Alçada, I.(2002). Saiba o indispensável sobre…as escolas portuguesas hoje. Como se administram?
Nogueira, C. e Silva, I. (2003). Cidadania. Construção de novas práticas no contexto educativo. Lisboa. Asa.
Teixeira, M. (2002). O professor e a escola. Perspectivas organizacionais. Lisboa McGrawHill.