Ensino da Matemática I
1
2013-2014
02002341
Didácticas Específicas (Matemática)
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Primeiro ciclo de estudos com forte formação científica em Matemática.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino utilizados são variados e dependem da matéria leccionada. Usa-se mais o método expositivo para uma comunicação de conteúdos de carácter mais teórico, trabalho de grupo para discussão e análise de temas matemáticos mais complexos, actividades individuais de indole teórico-prática para aprofundamento de áreas mais polémicas.
Resultados de Aprendizagem
Nesta disciplina pretende-se que os alunos revisitem os conteúdos programáticos de Matemática dentro das áreas de Álgebra e Geometria nos niveis dos Ensinos Básico (3ºciclo) e Secundário com um olhar de futuros professores de Matemática. Partindo das exigências dos programas em cada nível de escolaridade, discutimos estes conteúdos e aprofundamos algumas matérias já esquecidas pelos estudantes ou que tenham ficado mal consolidadas. Na geometria privilegiamos o raciocínio axiomático com a abordagem de Euclides, usando a negação do 5º postulado para uma breve viagem às geometrias não-euclideanas e na Álgebra damos enfoque à resolução de equações algébricas com determinação exacta das suas raízes ou da sua localização intervalar.
Competências genéricas: análise e síntese, organização e planeamento, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, espirito critico, criatividade e iniciativa, aplicação do conhecomento teórico.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tema 1- MÉTODOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM : método heuristico e resolução de problemas;
Tema 2- GEOMETRIA : Introdução aos sistemas axiomáticos e seus modelos: breve estudo dos Elementos de Euclides;
Geometria Plana e geometria no espaço; O 5º postulado e as geometrias não-Euclideanas e os seus modelos.
Tema 3 - ÁLGEBRA : polinómios e equações algébricas; fórmulas resolventes de equações algébtricas de grau inferior a 5; limitação de raizes e sua localização intervalar no espaço real ou circular no espaço complexo.
Docente(s) responsável(eis)
Helena Maria Mamede Albuquerque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Programas de Matemática do Ensino Básico: http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinobasico/
How to solve it, George Polya, Princeton University Press, 1988
História da Matemática, Carl Boyer, Editora Edgar Blucher Lda, Brasil, 1974
Theory of Equation, J.V. Uspensky, New York: McGraw-Hill , 1948
Geometria: temas actuais e materiais para professores, Eduardo Veloso, Desenvolvimento Curricular no Ensino Secundário, Lisboa, 1998
Elements (Euclid) , Dover Publications, Inc, New York, 1956
Non-Euclidean geometry, David Gans New York University, Academic Press, 1970
O 5º Postulado de Euclides, Natália Maria Rodrigues Almeida, DMUC ,1997