Educação, municípios e desenvolvimento local

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
02024516
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

Na unidade curricular far-se-á apelo a diversos métodos de ensino, merecendo destaque os métodos expositivo e activo, sendo mobilizadas estratégias diversificadas de ensino-aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por finalidade principal promover a reflexão fundamentada sobre a dimensão e a capacidade da intervenção local no domínio da educação. Os resultados de aprendizagem devem ser os seguintes:

Definir e caracterizar o âmbito da ação educativa e as suas manifestações nos domínios formal, não-formal e informal.

Definir diferentes conceitos de desenvolvimento situando-os no tempo.

Caraterizar desenvolvimento sustentável e desenvolvimento humano.

Definir autarquia na perspetiva da Administração e do Direito Público.

Indicar as principais disposições da Constituição da República Portuguesa sobre as autarquias.

Identificar e caraterizar diferentes períodos da relação dos municípios com a educação.

Apreciar diferentes mecanismos e instrumentos de planificação estratégica mos municípios.

Caracterizar as competências das autarquias no âmbito da educação.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Educação e desenvolvimento.

2- A Administração Local da Educação.

3- Educação e municípios.

4- Projectos educativos e desenvolvimento local. O desafio da Cidade Educadora e a possibilidade de centros cívico-educativos.

Docente(s) responsável(eis)

António Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação terá sempre dois ou mais momentos: por exemplo uma prova tipo exame e a elaboração de um trabalho e será definida previamente com os estudantes.: 100.0%

Bibliografia

Fernandes, A. Sousa (2005). Contextos da intervenção educativa local e a experiência dos municípios portugueses. In Formosinho, J. et al. Administração da Educação – Lógicas burocráticas e lógicas de mediação. Porto: Asa.

Ferreira, F. Ilídio (2005). O Local em Educação-animação, gestão e parceria. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Pinhal, João (2012). Os municípios portugueses e a educação. Treze anos de intervenções (1991-2003). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Relatório do Desenvolvimento Humano 2013 - A Ascensão do Sul: Progresso Humano num Mundo Diversificado. Publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).    http://www.un.cv/files/HDR2013%20Report%20Portuguese.pdf

Ribeiro, Arnaldo (2007). Governância municipal. Cidadania e governação nas câmaras municipais portuguesas. Viana do Castelo: CER.

Villar, Mª B. Caballo(2001). A cidade Educadora de Organização e Intervenção Municipal. Lisboa: Instituto Piaget.