Modelos de Planificação e Avaliação de Projetos Socioeducativos

Ano
3
Ano lectivo
2014-2015
Código
01010323
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Organização transdisciplinar e de trabalho de equipa. Os métodos poderão ser, entre outros: Exposição de temas por parte das docentes, alunos e convidados;Exercícios práticos;Tutorias presenciais e à distância.

Resultados de Aprendizagem

A uc visa que os alunos conheçam,explorem e apliquem modelos de planeamento e avaliação de programas/projetos/ações socioeducativas que possam auxiliar na intervenção em diversos contextos e grupos-alvo do SS,numa perspetiva transdisciplinar,centrada na resolução de problemas.Os alunos aplicarão os modelos de interv.socioeducativa no desenv. de um programa/projeto/evento/ação socioeducativa.

Comp.esperadas:

Conhecer modelos de planificação e avaliação de projetos socioeducativos

Compreender os modelos teóricos de suporte à interv.socioeducativa e sua articulação com os modelos de planeamento e avaliação socioeducativa

Refletir criticamente sobre distintas análises e interv.socioeducativas e novas lógicas de desenv. pessoal,social,organizacional e comunitário

Reconhecer comp.pessoais,interpessoais,grupais e de comunicação relacionadas com a gestão de um projeto de interv.socioeducativa

Articular processos de gestão de projetos com as etapas do ciclo de vida de um projecto socioeduc.   

Estágio(s)

Não

Programa

1.Interv. Socioeducativa

1.1.Conceções e tipologias de interv.socioeducativa

1.2.Áreas e temas de interv.socioeducativa na família/escola/grupos e comunidade

1.3.Interv.baseadas em evidência:“evidence-based programs”

2.Planeamento e Avaliação de Projetos Socioeducativos:Modelos,práticas e ferramentas úteis para o ciclo dinâmico de desenv.de um projecto socioeducativo

2.1.As etapas de elaboração de um projeto scioeducativo segundo o M. de P. de Proj.S. segundo Pérez Serrano(1997)

2.2.O Modelo teórico-prático de Org. de Eventos segundo Giacaglia(2006):um modelo de planificação para eventos culturais e sociais

2.3.O Modelo Interactivo de Planificação de Programas segundo Caffarella(2002):um modelo de planificação da formação

2.4.O Modelo de desenv. de comp. segundo Whetten e Cameron(2005):um modelo de planificação para a promoção de comp. pessoais,interpessoais,de trabalho em equipa e de comunicação

2.5.A avaliação de projetos de interv.socioeducativa com base no modelo multinível Kirkp.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho prático, em grupo: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Ander-Egg, Ezequiel; Idáñez, Maria José Aguilar (1999). Como Elaborar Um Projecto. Guia Para Desenhar Projectos Sociais e Culturais, Lisboa, CPIHTS.

Armani, D. (2006). Como elaborar projectos? Guia Prático para a elaboração de projectos Sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial.

Caffarella, R. (2002). Planning Programs for Adult Learners: A Comprehensive Guide.  San Francisco: Jossey-Bass.

Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos: Guião Prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Figari, G. (1996). Avaliar: que referencial? Porto: Porto Editor.

Freitas, C. V. (1997). Gestão e avaliação de projectos nas escolas. Lisboa: IIE

Giacaglia, M. C. (2006). Organização de Eventos: Teoria e prática. S. Paulo:  Pioneira Thomson Learning.

Pérez-Juste, R. (2006). Evaluación de programas educativos. Madrid: Editorial La Muralla.

Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de Projectos Sociais: Casos Práticos. Porto: Porto Editora.