Desenvolvimento Social e Comunitário

Ano
3
Ano lectivo
2014-2015
Código
01010276
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A concretização dos objetivos e competências da uc pressupõe a combinação coerente entre metodologias de ensino expositivas e aulas centradas na análise e debate em torno de textos selecionados e de projetos de intervenção/ desenvolvimento comunitário.

Resultados de Aprendizagem

A uc de DSC visa a preparação dos discentes para a identificação e capitalização das potencialidades e recursos territoriais numa ótica de desenvolvimento social. Assim sendo a uc tem como objetivos gerais: Contribuir para o desenvolvimento de competências de análise e de aplicação/ adaptação de conceitos e metodologias de intervenção aos novos quadros societais;

Posicionar criticamente diferentes conceções e dimensões de Desenvolvimento; Explicitar e problematizar os domínios de intervenção e os referenciais teórico-metodológicos, de cariz inovador, no âmbito da ação social local; Identificar e compreender as premissas e princípios estratégico-operativos da ação coletiva orientada para a mudança; Conhecer e saber aplicar processos de diagnóstico territorial.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Perspetivas e Paradigmas de Desenvolvimento

1. Enquadramento teórico-conceptual

- O campo semântico em torno do conceito de Desenvolvimento;

- O conceito de Desenvolvimento Humano do PNUD

- O conceito de desenvolvimento para Amartya Sen

- O desenvolvimento comunitário e o desenvolvimento social no quadro do Serviço Social


II. Ação coletiva e tendências atuais de Desenvolvimento Comunitário

1. Ação coletiva: premissas teórico-metodológicas

- Consciencialização como construção de uma identidade coletiva

- Organização para a autonomia

1.1. Participação:processo e etapas

1.2. Parcerias e intervenção em rede

1.3. Empowerment comunitário: mobilização para a ação e apropriação de poder

2. Diagnóstico territorial

3. Ação coletiva na promoção de bem-estar em Portugal

- Estrutura e dinâmicas das parcerias no âmbito das políticas sociais;

- Experiências atuais de Desenvolvimento Social e Comunitário.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Pinto Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (50%) + 50% realização de um trabalho (em grupo) centrado na articulação analítica entre um texto selecionado e um projeto de desenvolvimento territorial em curso: 100.0%

Bibliografia

Blanc, B. et al. (1994). Actions collectives et Travail Social. Tome 2. Paris : les Éd. ESF.

Estivill, J. (org.) (1997). O partenariado social na Europa : uma estratégia participativa para a inserção. Porto: REAPN.

Guadalupe, S. (2009). Intervenção em rede. IUC.

Guerra, I. (2006). Participação e acção colectiva. Interesses, conflitos e consensos. Cascais: Principia.

Laot, F. et al. (1994). Piloter le développement social: Guide d’évaluation dynamique et participative. Paris : L’Harmattan.

Leene, G. et al (2008). The power of the stranger. Structures and dynamics of social intervention. Ashgate Publishing.

Opt, S. & Ging, M. (2009). The Rhetoric of Social Intervention. An Introduction. Sage Publications.

Petitclerc, J. M. (2002). Pratiquer la médiation sociale. Un nouveau métier de la ville au service du lien social. Paris : Dunod.

Rodrigues, F. & Stoer, S.(1998). Entre parceria e partenariado. Celta Ed.

Sen, Amartya (2003). O Desenvolvimento como Liberdade. Lisboa: Gradiva.