Desenvolvimento Social e Comunitário
3
2014-2015
01010276
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A concretização dos objetivos e competências da uc pressupõe a combinação coerente entre metodologias de ensino expositivas e aulas centradas na análise e debate em torno de textos selecionados e de projetos de intervenção/ desenvolvimento comunitário.
Resultados de Aprendizagem
A uc de DSC visa a preparação dos discentes para a identificação e capitalização das potencialidades e recursos territoriais numa ótica de desenvolvimento social. Assim sendo a uc tem como objetivos gerais: Contribuir para o desenvolvimento de competências de análise e de aplicação/ adaptação de conceitos e metodologias de intervenção aos novos quadros societais;
Posicionar criticamente diferentes conceções e dimensões de Desenvolvimento; Explicitar e problematizar os domínios de intervenção e os referenciais teórico-metodológicos, de cariz inovador, no âmbito da ação social local; Identificar e compreender as premissas e princípios estratégico-operativos da ação coletiva orientada para a mudança; Conhecer e saber aplicar processos de diagnóstico territorial.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Perspetivas e Paradigmas de Desenvolvimento
1. Enquadramento teórico-conceptual
- O campo semântico em torno do conceito de Desenvolvimento;
- O conceito de Desenvolvimento Humano do PNUD
- O conceito de desenvolvimento para Amartya Sen
- O desenvolvimento comunitário e o desenvolvimento social no quadro do Serviço Social
II. Ação coletiva e tendências atuais de Desenvolvimento Comunitário
1. Ação coletiva: premissas teórico-metodológicas
- Consciencialização como construção de uma identidade coletiva
- Organização para a autonomia
1.1. Participação:processo e etapas
1.2. Parcerias e intervenção em rede
1.3. Empowerment comunitário: mobilização para a ação e apropriação de poder
2. Diagnóstico territorial
3. Ação coletiva na promoção de bem-estar em Portugal
- Estrutura e dinâmicas das parcerias no âmbito das políticas sociais;
- Experiências atuais de Desenvolvimento Social e Comunitário.
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Maria Pinto Albuquerque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (50%) + 50% realização de um trabalho (em grupo) centrado na articulação analítica entre um texto selecionado e um projeto de desenvolvimento territorial em curso: 100.0%
Bibliografia
Blanc, B. et al. (1994). Actions collectives et Travail Social. Tome 2. Paris : les Éd. ESF.
Estivill, J. (org.) (1997). O partenariado social na Europa : uma estratégia participativa para a inserção. Porto: REAPN.
Guadalupe, S. (2009). Intervenção em rede. IUC.
Guerra, I. (2006). Participação e acção colectiva. Interesses, conflitos e consensos. Cascais: Principia.
Laot, F. et al. (1994). Piloter le développement social: Guide d’évaluation dynamique et participative. Paris : L’Harmattan.
Leene, G. et al (2008). The power of the stranger. Structures and dynamics of social intervention. Ashgate Publishing.
Opt, S. & Ging, M. (2009). The Rhetoric of Social Intervention. An Introduction. Sage Publications.
Petitclerc, J. M. (2002). Pratiquer la médiation sociale. Un nouveau métier de la ville au service du lien social. Paris : Dunod.
Rodrigues, F. & Stoer, S.(1998). Entre parceria e partenariado. Celta Ed.
Sen, Amartya (2003). O Desenvolvimento como Liberdade. Lisboa: Gradiva.