Serviço Social e Gestão de Organizações e Serviços
2
2014-2015
01010230
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
N.A.
Métodos de Ensino
Em cada módulo, procurar-se-á efectivar a seguinte metodologia de ensino:
• Exposição / informação dos conteúdos teórico-operativos por parte do docente;
• Análise e debate em torno de textos e documentos;
• Apresentação de casos práticos com especial relevo para a participação do aluno;
• Trabalho de grupo, apresentação e discussão em plenário dos diferentes temas da Unidade Curricular.
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular tem como objectivos familiarizar os alunos com a natureza e as actividades desenvolvidas pelas organizações do Terceiro Setor, consciencializando-os para o tipo e a importância da intervenção do Serviço Social nesse domínio, com realce para a sua actuação democrática e para o aprofundamento das dimensões social, económica e política.
Por último, pretende-se aprofundar os aspectos metodológicos e instrumentais de acção profissional nas organizações do terceiro sector, nomeadamente as que se referem com a gestão de equipas e processos de liderança, instrumentos de gestão e mecanismos de avaliação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I-Serviço Social Organizacional
1.A Gestão Social na Actualidade
1.1 Ciência dos Serviços: fundamentos, objeto e perspetivas
1.2 A gestão de Equipamentos Sociais: A Gestão e Serviço Social
2.Medidas e Instrumentos de Gestão no Serviço Social
2.1 As medidas de Protecção Social: Das medidas preventivas às medidas de contratualização(individual e colectivo)
2.2 Instrumentos de Gestão Social
2.2.1 Instrumentos de Gestão dos Equipamentos Sociais
2.2.2 Instrumentos de Gestão das medidas de Acção Social centradas no Individuo e na Família
3.Reflexão sobre o impacto dos processos gestionários na edificação do perfil profissional de Serviço Social
Módulo II-Práticas de Gestão no Terceiro Sector
-Administração do Terceiro Setor
-Modelos e Processos de Gestão das OTS
-Gestão de Equipas
-Gestão da Qualidade
-Sustentabilidade económica e valores de solidariedade
Módulo III-O Serviço Social na Gestão dos serviços
-Gestão do quotidiano
-A mediação e a negociação como comptências estruturantes
Docente(s) responsável(eis)
Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Andion, C. (1998) Gestão em organizações da economia solidária: contornos de uma problemática, in Revista de Administração Pública, 32(1): 7-25. Rio de Janeiro: FGV.
Ferreira, S (2009) A intervenção estratégica do terceiro sector in Revista Critica de Ciências Sociais, 84 , pp 169-193. Coimbra: CES
França, G.; Laville (2004).A economia solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: UFRGS.
Giager, L (2009) Constryendo diálogos en torno a la economia solidária in Revista Critica de Ciências Sociais, 84 , pp 81-101 Coimbra: CES
Lawler, J & Bilson, A (2010) Social Work Management and LeaderShip: Managing Complexity with Creativity. London: Routledge.
Montano, C. (2005) Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez.