Organização e Gestão da Formação

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
02024244
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Ao longo do decorrer da unidade de curricular, será incentivada também  a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados.    

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular os estudantes devem reconhecer a importância da formação ao longo da vida considerando tanto as vantagens pessoais e organizacionais como as exigências da socidade contemporânea. Nesse sentido aponta-se como  resultados de aprendizagem do estudante:

Identificar as principais razões que justificam a necessidade de formação ao longo da vida, nas sociedades modernas;

Compreender as principais ideias e perspectivas que estão na base da formação pós-inicial;

Compreender a formação como estratégia de conhecimento;

Identificar aspectos fundamentais do perfil e das funções do formador;

Perspetivar as caraterísticas das principais etapas na definição de programas de formação;

Dominar os aspectos fundamentais da planificação estratégica da formação;

Dominar os passos e os métodos da avaliação da organização da formação.

Estágio(s)

Não

Programa

A necessidade e a pertinência da formação:

a perspetiva das organizações;

a perspetiva da pessoa.

Condições gerais a atender ao organizar formação.

Tipos de formação

Estratégias para a gestão do conhecimento

Conhecimento e formação

Competências para agir e intervir em situação profissional

Gestão do conhecimento

Fases da organização da formação

Compreensão global dos conteúdos de organização e Gestão da formação.

Estruturação do ensino-aprendizagem e calendarização de atividades

Perfis e funções do educador/ formador

Planificação estratégica da formação

Avaliação da organização da formação

O desenvolvimento de programas de Educação/Formação        

Docente(s) responsável(eis)

António Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação terá sempre dois ou mais momentos: por exemplo uma prova tipo exame e a elaboração de um trabalho e será definida previamente com os estudantes .: 100.0%

Bibliografia

Abbad, G. S. & Borges-Andrade, J. E. & Mourão, L. (2006). Planejamento instrucional em TD&E.  In Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed (pp. 289-321).

Cardim, J. C. (2009). Gestão da Formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações. Lisboa-Porto: Lidel.

Ferreira, A. I. e Martinez, L. F. (2008). Manual de diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa:Editora RH.

Ketele, J-M De e al (1994). Guia do Formador. Lisboa: Instituto Piaget.

López, E. & Zayas, B. (Coord.). (2006). Estrategias de formación en el Siglo XXI. Barcelona: Ariel.