Organização e Gestão da Formação
1
2014-2015
02024244
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Ao longo do decorrer da unidade de curricular, será incentivada também a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular os estudantes devem reconhecer a importância da formação ao longo da vida considerando tanto as vantagens pessoais e organizacionais como as exigências da socidade contemporânea. Nesse sentido aponta-se como resultados de aprendizagem do estudante:
Identificar as principais razões que justificam a necessidade de formação ao longo da vida, nas sociedades modernas;
Compreender as principais ideias e perspectivas que estão na base da formação pós-inicial;
Compreender a formação como estratégia de conhecimento;
Identificar aspectos fundamentais do perfil e das funções do formador;
Perspetivar as caraterísticas das principais etapas na definição de programas de formação;
Dominar os aspectos fundamentais da planificação estratégica da formação;
Dominar os passos e os métodos da avaliação da organização da formação.
Estágio(s)
NãoPrograma
A necessidade e a pertinência da formação:
a perspetiva das organizações;
a perspetiva da pessoa.
Condições gerais a atender ao organizar formação.
Tipos de formação
Estratégias para a gestão do conhecimento
Conhecimento e formação
Competências para agir e intervir em situação profissional
Gestão do conhecimento
Fases da organização da formação
Compreensão global dos conteúdos de organização e Gestão da formação.
Estruturação do ensino-aprendizagem e calendarização de atividades
Perfis e funções do educador/ formador
Planificação estratégica da formação
Avaliação da organização da formação
O desenvolvimento de programas de Educação/Formação
Docente(s) responsável(eis)
António Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação terá sempre dois ou mais momentos: por exemplo uma prova tipo exame e a elaboração de um trabalho e será definida previamente com os estudantes .: 100.0%
Bibliografia
Abbad, G. S. & Borges-Andrade, J. E. & Mourão, L. (2006). Planejamento instrucional em TD&E. In Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed (pp. 289-321).
Cardim, J. C. (2009). Gestão da Formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações. Lisboa-Porto: Lidel.
Ferreira, A. I. e Martinez, L. F. (2008). Manual de diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa:Editora RH.
Ketele, J-M De e al (1994). Guia do Formador. Lisboa: Instituto Piaget.
López, E. & Zayas, B. (Coord.). (2006). Estrategias de formación en el Siglo XXI. Barcelona: Ariel.