Formação e Educação Online

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
02024123
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Métodos de Ensino

A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de discussão de temas relevantes, em que a actividade, participação e colaboração dos formandos é activa e fundamental. A componente prática pressupõe a concepção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projectos temáticos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular  tem como grande finalidades dotar os futuros Mestres das competências necessárias à conceção, desenvolvimento e avaliação de percursos formativos suportados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação

Estágio(s)

Não

Programa

1.  Ensinar, formar online

1.1  Teorias e práticas de formação  online

1.2  Plataformas (LMS) e potencialidades pedagógicas para e-learning, b-learning e d- learning

2.  Conceber, conduzir e avaliar percursos pedagógicos mediados pelas Tics.

2.1  Planificação de actividades pedagógicas com recurso às TIC.

2.2  Design instruccional.

2.3  Modelos de tutoria online

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Ribeiro Pessoa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Reiser, R. A., & Dempsey, J. V. (Eds). (2011). Trends and Issues in Instructional Design and Technology. Boston. Pearson Education.

Pessoa, T., Vieira, C., Neto, J., Silva, J., Fonte, M., Pedrosa, S., Marcelino,M. J. & Mendes, A. (2013). Ensinar a distância na Universidade de Coimbra. Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior (janeiro, 2013), 23 , 3‐22. www.cinep.ipc.pt

http://issuu.com/cinep/docs/23-

Pessoa, T., Matos, A., Vieira, C. & Amado, J. (2012). Concepção e desenvolvimento de comunidades virtuais de formação de professores: o curso de b-learning de violência e gestão de conflitos na escola. In A. Monteiro, J. A. Moreira & A. C. Almeida (Orgs.). Educação Online: Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais (pp. 127-144). Santo Tirso: De Facto Editores.

Siemens, G. & Tittenberger, P. (2009). Handbook of Emerging Technologies for Learning. Disponível em http://umanitoba.ca/learning_technologies/cetl/HETL.pdf