Educação e Formação de Adultos

Ano
2
Ano lectivo
2014-2015
Código
01009776
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento básico sobre a teoria e a prática educacionais.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas; discussões em grupo; debates; demonstrações; trabalho de campo (observações e entrevistas); revisões bibliográficas.

Resultados de Aprendizagem

No final desta uc, os/as alunos/as devem:

1. Compreender e discutir as principais referências históricas e conceptuais da Educação e Formação de Adultos.

2. Identificar, descrever e discutir, criticamente, as principais características da sociedade actual, a nível científico e tecnológico, social, político, económico, demográfico e cultural, que tornam imperiosa a Educação e Formação de Adultos.

3. Reconhecer e analisar, criticamente, o papel da educação e formação de adultos, no contexto português.

4. Compreender e identificar as principais características dos adultos face à aprendizagem.

5. Conhecer  os principais princípios subjacente à aprendizagem dos adultos.

6. Identificar a especificidade das atividades educativas com pessoas adultas.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Referências históricas e conceptuais da Educação e Formação de Adultos:

1. Os conceitos de adulto, educação e formação, educação formal, não formal e informal

2. A sociedade do conhecimento e a Educação e Formação de Adultos

3. O longo passado e a curta história da Educação de Adultos

4. A Educação de Adultos no pós II Guerra Mundial: Papel e Conferências da UNESCO e de outras organizações

5. A Educação de Adultos em Portugal.

II. Como aprendem os adultos? Referências teóricas e identificação de práticas:

1. O adulto enquanto educando: a especificidade da aprendizagem dos adultos

2. Principais dimensões intervenientes no processo de aprendizagem, sob a perspectiva desenvolvimentista

3. Implicações educativas das principais características e dimensões inerentes à vida adulta

4. A andragogia: noção, premissas, processo e críticas

5. Ilustrações práticas de estruturas e processos de trabalho educativo/formativo com adultos, em função de trabalho de campo.

Docente(s) responsável(eis)

Albertina Lima Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Mini Testes: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

Barros, R. (2013). Educação de adultos: Conceitos, processos e marcos históricos. Lisboa: Insituto Piaget.

Canário, R. (2000). Educação de adultos: Um campo e uma problemática. Lisboa: Educa.

Daines, J., Daines, C., & Graham, B. (1992). Adult learning, adult teaching. Nottingham: University of Nottingham, Department of Adult Education.

De Natale, M. L. (2003). La edad adulta: Una nueva etapa para educarse. Madrid: Narcea.

Knowles, M. (1990). The adult learner: A neglected species (4ª ed.). Houston: Gulf Publishing Company.

Oliveira, A. L. (2004). O professor enquanto facilitador da aprendizagem. Psychologica, nº Extra-Série, 523-534.

Osório, A. R. (2005). Educação permanente e educação de adultos. Lisboa: Instituto Piaget

Simões, A. (1979). Educação permanente e formação de professores. Coimbra: Livraria Almedina.

Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.