Educação e Formação de Adultos
2
2014-2015
01009776
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento básico sobre a teoria e a prática educacionais.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas; discussões em grupo; debates; demonstrações; trabalho de campo (observações e entrevistas); revisões bibliográficas.
Resultados de Aprendizagem
No final desta uc, os/as alunos/as devem:
1. Compreender e discutir as principais referências históricas e conceptuais da Educação e Formação de Adultos.
2. Identificar, descrever e discutir, criticamente, as principais características da sociedade actual, a nível científico e tecnológico, social, político, económico, demográfico e cultural, que tornam imperiosa a Educação e Formação de Adultos.
3. Reconhecer e analisar, criticamente, o papel da educação e formação de adultos, no contexto português.
4. Compreender e identificar as principais características dos adultos face à aprendizagem.
5. Conhecer os principais princípios subjacente à aprendizagem dos adultos.
6. Identificar a especificidade das atividades educativas com pessoas adultas.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Referências históricas e conceptuais da Educação e Formação de Adultos:
1. Os conceitos de adulto, educação e formação, educação formal, não formal e informal
2. A sociedade do conhecimento e a Educação e Formação de Adultos
3. O longo passado e a curta história da Educação de Adultos
4. A Educação de Adultos no pós II Guerra Mundial: Papel e Conferências da UNESCO e de outras organizações
5. A Educação de Adultos em Portugal.
II. Como aprendem os adultos? Referências teóricas e identificação de práticas:
1. O adulto enquanto educando: a especificidade da aprendizagem dos adultos
2. Principais dimensões intervenientes no processo de aprendizagem, sob a perspectiva desenvolvimentista
3. Implicações educativas das principais características e dimensões inerentes à vida adulta
4. A andragogia: noção, premissas, processo e críticas
5. Ilustrações práticas de estruturas e processos de trabalho educativo/formativo com adultos, em função de trabalho de campo.
Docente(s) responsável(eis)
Albertina Lima Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Mini Testes: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Bibliografia
Barros, R. (2013). Educação de adultos: Conceitos, processos e marcos históricos. Lisboa: Insituto Piaget.
Canário, R. (2000). Educação de adultos: Um campo e uma problemática. Lisboa: Educa.
Daines, J., Daines, C., & Graham, B. (1992). Adult learning, adult teaching. Nottingham: University of Nottingham, Department of Adult Education.
De Natale, M. L. (2003). La edad adulta: Una nueva etapa para educarse. Madrid: Narcea.
Knowles, M. (1990). The adult learner: A neglected species (4ª ed.). Houston: Gulf Publishing Company.
Oliveira, A. L. (2004). O professor enquanto facilitador da aprendizagem. Psychologica, nº Extra-Série, 523-534.
Osório, A. R. (2005). Educação permanente e educação de adultos. Lisboa: Instituto Piaget
Simões, A. (1979). Educação permanente e formação de professores. Coimbra: Livraria Almedina.
Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.