Filosofia da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
01009699
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos de base requeridos são da ordem da cultura geral sobre a natureza da filosofia e da educação, bem como sobre a sua problematicidade. Requer-se o nível cultural e vocabular pressuposto na obtenção do 12.º ano de escolaridade. Não se prevêem requisitos técnicos especiais, uma vez que a UC pretende facultar metodologicamente o acesso às problemáticas propostas.

Métodos de Ensino

Nas aulas articular-se-ão as dimensões teórico-práticas das questões a tratar, procurando que as atividades sejam significativas e capazes de incentivar a participação, o debate e a reflexão individual, com vista a alcançar os objetivos especificados. Recorreremos à diversificação metodológica, mas integradora, com a aplicação da lição expositiva e interactiva, a leitura e a análise (individual e/ou coletiva) de textos, o visionamento e análise (individual e/ou coletiva) de filmes, bem como o debate de problemáticas e a pesquisa orientada por temas.

Resultados de Aprendizagem

  1. Compreender a atitude filosófica nas suas dimensões.
  2. Aplicar a atitude filosófica, nomeadamente ao campo educacional.
  3. Compreender as problemáticas filosóficas do campo educacional;
  4. Discutir criticamente os sentidos da educabilidade humana;
  5. Compreender os enraizamentos fundacionais do humano na sua relação com o campo educacional;
  6. Analisar as narrativas fundacionais da educação do ponto de vista do paradigma da complexidade;
  7. Analisar as dimensões da antinómica educacional;
  8. Relacionar a antinómica educacional com a complexidade do fenómeno educativo;
  9. Identificar os desafios contemporâneos da educação e da filosofia da educação;
10. Assinalar elementos de um horizonte crítico para a educação;
11. Compreender os princípios psicopedagógicos da filosofia para crianças.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Filosofia e educação

1.1. A questão identitária da filosofia e a atitude filosófica

1.2. A filosofia da educação: perspetivas e desafios


2. Problemáticas contemporâneas da filosofia da educação

2.1. A crise dos fundamentos e a crítica da teleologia da educação

2.2. A persistência da questão da intencionalidade da educação e a incontornável referência a valores e finalidades.

2.3. Educação e sujeito: relativizações e enraizamentos para uma refundação da educação


3. Da ruptura crítica e pós-moderna ao repensar das narrativas fundacionais da educação I

3.1. O Paradigma da Complexidade

3.2. A complexidade no campo da educação


4. Da ruptura crítica e pós-moderna ao repensar das narrativas fundacionais da educação II

4.1. Os desafios da Sociedade do Conhecimento

4.2. Os desafios da ordem política e socioeconómica do século XXI

4.3. Análise e tentativa de superação de mitos educacionais instalados


5. Natureza e justificação da Filosofia Para Crianças.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Francisco de Sousa Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Outra: 15.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Amado, J. & Boavida, J. (2006). Ciências da Educação: Epistemologia, Identidade e Perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

Boavida, J. (2010). Educação filosófica - Sete ensaios. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Cabanas, J.M.Q. (2002). Teoria da educação. Porto: Edições Asa.

Carvalho, A. (2004). Problemáticas filosóficas da educação. Porto: Edições Afrontamento.

Christodoulou, D. (2014). Seven myths about education. New York: Routledge.

Formosinho, M., Boavida, J., & Damião, M. H (2013). Educação, perspetivas e desafios. Coimbra: Imprensa da Universidade.

Reis, C.F.S. (2014). Educação e cultura mediática: Análise de implicações deseducativas. Guarda: Âncora/Centro de Estudos Ibéricos.

Vansieleghem, N. & Kennedy, D. (2011). What is philosophy for children, what is philosophy with children – after Matthew Lipman? Journal of Philosophy of Education, 45, 2: 171-182.

Vernon, M. (2011). iPlatão: Filosofia para o dia-a-dia. Lisboa: Clube do Autor.