Metodologia da Investigação em Educação I
1
2014-2015
01009688
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Embora não seja condição sine qua non para a obtenção de sucesso na disciplina, é importante ter realizado já a unidade curricular de Estatística Aplicada à Educação.
Métodos de Ensino
1.Método expositivo (sobretudo nas aulas teóricas), acompanhado de exemplos retirados de investigações reais na área da educação. Será uma preocupação constante a transferência de conhecimentos e a sua aplicabilidade.
2.Nas aulas práticas dar-se-à preferência a estratégias pedagógicas como:
-Trabalhos de grupo.
-Trabalhos individuais que tenham a ver sobretudo com a análise estatística de dados e a respectiva interpretação.
Todos os momentos expositivos, mesmo nas aulas teóricas, serão acompanhados da apresentação de exemplos concretos, retirados de investigações já efectuadas, para discussão.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc pretende levar os alunos a serem capazes de:
1)Compreender a natureza da inv. em educação e nas ciências sociais em geral;
2)Conhecer os planos quantitativos de inv. e saber aplicá-los;
3)Identificar as dificuldades metodológicas inerentes aos diferentes planos;
4)Conceber e planear correctamente uma inv. em educação, de cariz quantitativo;
5)Redigir com rigor um relatório científico;
6)Analisar criticamente o relato de uma inv. científica.
Tratando-se da 1.ª uc de Met. da Inv. do currículo do 1ºciclo,todas as questões/temáticas, abordadas ao longo do semestre,enquadram-se no âmbito do paradigma quantitativo de inv.,de inspiração positivista.Em todas as aulas,a exposição teórica é acompanhada de exemplos de inv. em educação,no intuito de tornar clara a aplicabilidade dos conhecimentos ao trabalho concreto do investigador no terreno. A presença nas aulas é de extrema importância para o acompanhamento da matéria e para a compreensão dos exemplos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Introdução ao pensamento científico:conceitos fundamentais
2.O processo de investigação quantitativa em educação:problemas científicos,hipóteses,planos,instrumentos de recolha de dados,técnicas de análise de dados,interpretação dos resultados
3.Planos quantitativos de investigação:suas características principais,potencialidades e fragilidades
4.Critérios para a escolha de um plano científico concreto em função do problema a estudar
5.Questões relativas à validade de uma investigação científica:ameaças à validade interna e externa dos estudos científicos
6.A fidelidade de uma investigação científica
7.Instrumentos quantitativos de recolha de dados:variedade,características,vantagens e desvantagens de cada um deles
8.Técnicas de amostragem
9.Questões de natureza ética na condução de uma investigação
10.A revisão da literatura:fontes principais
11.O teste das hipóteses e sua relação com a estatística descritiva e inferencial
12.A redacção de um relatório científico:suas comp.essencias.
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Maria Coimbra Vieira
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Bibliografia
Ary, D. et al. (1990).Introduction to research in education.Forth Worth: Holt, Rin. and Winston, Inc.
Creswell, J. W. (2012).Educational Research(4th ed.). Boston: Pearson.
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McMillan, J. H.,& Schumacher, S.(1989).Research in education: A conceptual introduction. Glenview: Scott, Foresman and Company
Tuckman, B. W. (2002).Manual de investigação em educação. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian.
Vieira, C.C.(1995).Investigação quantitativa e investigação qualitativa: Uma abordagem comparativa. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica apresentadas à FPCE-UC.
Vogt, W. P.(1993).Dictionary of statistics and methodology: A nontechnical guide for the social sciences.London: Sage Publ.
Field, A. ( 2005).Discovering statistics using SPSS (2nd ed). London: SAGE.
Tabachnick, B.,& Fidel, L. (2001). Using multivariate statistics. Needham Heights, MA: Pearson Allyn & Bacon.