Biologia e Fisiologia do Envelhecimento

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02018655
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Bioquímica e fisiologia básica.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas magistrais, da responsabilidade exclusiva dos docentes, para apresentação de conceitos genéricos de processos moleculares, celulares e de controlo associados ao envelhecimento, assim como das principais modificações fisiológicas e farmacológicas presentes no idoso.

Aulas teórico-práticas na forma de seminários orientados, com apresentações pelos discentes de artigos científicos seleccionados pelos docentes, e discutidos pelo grupo de trabalho.

Resultados de Aprendizagem

O obj primário é permitir apreciar a contribuição de diferentes modificações moleculares, celulares e de controlo para as principais modificações associadas à deterioração funcional presente no envelhecimento. Pretende-se também o desenvolvimento de competências de aplicação destes conceitos genéricos a problemas específicos formulados em artigos científicos selecionados.

Competências

1- Reflexão sobre a contribuição de mod moleculares, celulares e controlo responsáveis pelas principais modificações associadas à deterioração funcional do envelhecimento.

2- Capacidade de apreender conceitos genéricos e aplicá-los a casos particulares

3- Capacidade de apresentação oral de resultados na forma de artigos científicos

4- Capacidade de integrar discussões de grupo em secções de discussão de artigos científicos

5- Capacidade de definir o estado da arte de um tópico apresentado na forma de uma monografia.

6- Apreensão de hábitos de estudo contínuo e autorregulado (aprender a aprender)

Estágio(s)

Não

Programa

1. Definição de uma população para um estudo de envelhecimento; modelos animais para o estudo de envelhecimento.

2. Teorias moleculares e de modificações genéticas. Mutações somáticas e envelhecimento; telómeros e ‘gerontogenes’.

3. Teorias celulares de formação de radicais e ‘advanced end-glycosylated products’. Alimentação e consumo energético.

4. Teorias de disfunção mitocondrial. Função mitocondrial, bio-energética e formação radicalar.

5. Modificações sensoriais com a idade (visão e percepção visual, audição e sensibilidade cutânea). Apresentação sistematizada de modificações fisiológicas e no sistema nervoso central. Disfunções cognitivas, particularmente na doença de Alzheimer, de controlo motor, particularmente na doença de Parkinson, e do sono.

6. Disfunções do foro psiquiátrico (depressão, ansiedade, delírio e halucinações). Utilização de fármacos pscicoactivos no idoso.

7. Problemas de medicação no idoso.

8. Perspectivas de intervenção no idoso.

Docente(s) responsável(eis)

Luis Manuel Costa Marques Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação pode ser realizada através de exame final ou de um composto de: -avaliação da apresentação oral e da participação nas sessões de apresentação de artigos científicos (50%) -apresentação de uma monografia sobre um tema escolhido por cada discente e previamente validado pelos docentes (50%): 100.0%

Bibliografia

Clark, W.R., (2002). A Means to an End. The Biological Basis of Aging and Death. Oxford: Oxford University Press.

Masoro, E.J. & Austad, S.N. (2001). Handbook of the Biology of Aging. New York: Academic Press.

Timira, P.S.(2003). ‘Physiological Basis of Aging and Geriatrics.  Boca Raton: CRC Press.