Modificação do Comportamento

Ano
3
Ano lectivo
2014-2015
Código
01009018
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicologia da Aprendizagem e Resolução de Problemas, Psicologia de Desenvolvimento e Biologia e Comportamento.

Métodos de Ensino

Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interactivo. Realizar-se-ão igualmente actividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina visa:

1. apresentar aos alunos o contexto de emergência e os pressupostos básicos da Terapia do Comportamento

2. dar a conhecer aos alunos as principais características do Paradigma de Condicionamento Clássico, Operante e Aprendizagem Social, bem como as suas implicações terapêuticas

3. apresentar aos alunos a importância e função da avaliação comportamental

4. Pretende, ainda, promover a aquisição de competências na aplicação de diferentes técnicas terapêuticas derivadas destes paradigmas a diferentes problemas de comportamento.


Resultados de aprendizagem:

Aquisição de conhecimentos acerca dos paradigmas comportamentais.

Conhecer as implicações terapêuticas derivadas dos paradigmas comportamentais.

Aquisição de competências práticas para aplicação das diferentes estratégias e técnicas terapêuticas a diferentes problemas do comportamento.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O contexto de emergência da Terapia Comportamental e pressupostos científicos.

2. A escola Inglesa e a escola Americana.

3. Paradigma do Condicionamento Clássico: conceitos fundamentais, condicionamento do tipo A e do tipo B, psicopatologia, métodos terapêuticos que derivam deste paradigma e limitações.  

4. Paradigma do Condicionamento Operante: conceitos fundamentais, psicopatologia, estratégias terapêuticas e limitações.

5. Paradigma da Aprendizagem Social: conceitos fundamentais, psicopatologia, métodos terapêuticos e limitações. 

6. Avaliação Comportamental.

7. Formulação comportamental – Análise funcional.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Oliveira Castilho Freitas

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Um caso prático relativo ao Paradigma de Condicionamento Clássico: 25.0%
Um caso prático relativo ao Paradigma de Condicionamento Operante: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

1. Gonçalves, O.F. (1999). Introdução às psicoterapias comportamentais. Quarteto. Coimbra

2.  Bellack, A., Hersen, M. & Kadzin, A. (1990). International Handbook of Behavior Modification and Therapy (2º ed). New York: Plenum Press

3.  Eysenck, H. & Martin, I. (1987). Theoretical foundations of behavior therapy. New York: Plenum Press

4. Levis, D. (1990). The experimental and theoretical foundations of behavior modification. In Bellack, A., Hersen, M. & Kadzin, A. (eds), International Handbook of Behavior Modification and Therapy (2ª ed). New York: Plenum Press.