Modificação do Comportamento
3
2014-2015
01009018
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicologia da Aprendizagem e Resolução de Problemas, Psicologia de Desenvolvimento e Biologia e Comportamento.
Métodos de Ensino
Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interactivo. Realizar-se-ão igualmente actividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina visa:
1. apresentar aos alunos o contexto de emergência e os pressupostos básicos da Terapia do Comportamento
2. dar a conhecer aos alunos as principais características do Paradigma de Condicionamento Clássico, Operante e Aprendizagem Social, bem como as suas implicações terapêuticas
3. apresentar aos alunos a importância e função da avaliação comportamental
4. Pretende, ainda, promover a aquisição de competências na aplicação de diferentes técnicas terapêuticas derivadas destes paradigmas a diferentes problemas de comportamento.
Resultados de aprendizagem:
Aquisição de conhecimentos acerca dos paradigmas comportamentais.
Conhecer as implicações terapêuticas derivadas dos paradigmas comportamentais.
Aquisição de competências práticas para aplicação das diferentes estratégias e técnicas terapêuticas a diferentes problemas do comportamento.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O contexto de emergência da Terapia Comportamental e pressupostos científicos.
2. A escola Inglesa e a escola Americana.
3. Paradigma do Condicionamento Clássico: conceitos fundamentais, condicionamento do tipo A e do tipo B, psicopatologia, métodos terapêuticos que derivam deste paradigma e limitações.
4. Paradigma do Condicionamento Operante: conceitos fundamentais, psicopatologia, estratégias terapêuticas e limitações.
5. Paradigma da Aprendizagem Social: conceitos fundamentais, psicopatologia, métodos terapêuticos e limitações.
6. Avaliação Comportamental.
7. Formulação comportamental – Análise funcional.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Cristina Oliveira Castilho Freitas
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Periódica
Um caso prático relativo ao Paradigma de Condicionamento Clássico: 25.0%
Um caso prático relativo ao Paradigma de Condicionamento Operante: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
1. Gonçalves, O.F. (1999). Introdução às psicoterapias comportamentais. Quarteto. Coimbra
2. Bellack, A., Hersen, M. & Kadzin, A. (1990). International Handbook of Behavior Modification and Therapy (2º ed). New York: Plenum Press
3. Eysenck, H. & Martin, I. (1987). Theoretical foundations of behavior therapy. New York: Plenum Press
4. Levis, D. (1990). The experimental and theoretical foundations of behavior modification. In Bellack, A., Hersen, M. & Kadzin, A. (eds), International Handbook of Behavior Modification and Therapy (2ª ed). New York: Plenum Press.