Intervenção Psicológica com Crianças Maltratadas
4
2014-2015
02018205
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns
Métodos de Ensino
Metodologias expositivas
Visionamento e discussão de documentos filmados
Apresentação e discussão de casos
Trabalhos de grupo
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno fique apto a:
- Identificar os diferentes tipos de maus tratos perpetrados a crianças e reconhecer a especificidade inerente a cada um deles
- Desenvolver competências de avaliação e diagnóstico de situações de maus tratos
- Conhecer estratégias e programas de prevenção e intervenção com vítimas de maus tratos na infância
- Propor e desenvolver estratégias e programas de intervenção com vítimas de maus tratos na infância
- conceptualizar intervenções específicas nas dinâmicas das Instituições que recebem crianças vítimas de maus tratos, no sentido de as tornar mais protectoras e mais terapêuticas
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O conceito de criança maltratada
2. Perspectivas ecológica e desenvolvimental da criança maltratada
3. A transgeracionalidade dos maus tratos
4. A tipologia dos maus tratos: Maus tratos físicos e psicológicos; Negligência; Abuso sexual; Exposição à violência doméstica; Síndrome de Munchausen por procuração
5. Características e impacto desenvolvimental de cada um dos tipos de maus tratos;
6. A avaliação psicológica da negligência e dos maus tratos físicos/psicológicos à criança: formas e instrumentos
7. Programas de prevenção e intervenção junto da criança e da família
8. O papel da escola e dos professores na detecção das situações de maus tratos
9. Métodos e técnicas de intervenção direta com a criança maltratada
10. A institucionalização de crianças maltratadas
Docente(s) responsável(eis)
Luiza Isabel Gomes Freire Nobre Lima
Métodos de Avaliação
Avaliação
Realização de trabalhos práticos: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Goldstein, J.; Solnit, A.; Goldstein, S. & Freud, A. (1996). The best interests of the child. The least detrimental alternative. NY: Free Press
White, J.; Koss, M. & Kazdin, A. (2011). Violence against women and children. Mapping the terrain. (vol.1). Washington, DC: APA
Wolfe, D. (1999). Child Abuse Implications for child development and psychopatology. Thousand Oaks: Sage Publications
Myers, J. (2002). The APSAC handbook on child maltreatment. Thousand oaks: Sage
Iwaniec, D. (2006). The emotionally abused and neglected child. West Sussex: Wiley and Sons
Lutzer, J. (1998). Handbook of child abuse research and treatment. NY: Plenum Press
Browne, K.; Hanks, H.; Stratton, P. & Hamilton, C. (2002). Early Prediction and Prevention of Child Abuse. A Handbook. West Sussex: Wiley and Sons
Nobre Lima, L. (2009). Estórias e Projectos de Vida de Adolescentes Institucionalizados. Dissertação de doutoramento não publicada, Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação